Navegação
Total de Visitas desde 2011:  2852115

Homenagem da Tertúlia "Alhandra a Toireira" a João Pedro "Açoriano"

São Manços com cartel rematado

Fórum de Tauromaquia.

Clique na Foto Para Aumentar

Fórum de Tauromaquia.

No dia 17 de fevereiro decorreu no Páteo Valverde, em Azambuja, a 3ª sessão do Fórum da Tauromaquia, desta feita dedicada ao cavalo de toureio, e em particular ao cavalo lusitano. Após o visionamento de um dos vídeos preparados por José Cáceres para a candidatura da Corrida de Toiros a Património Cultural Imaterial abriu a sessão a Senhora Vereadora Ana Coelho, que falou detalhada e baseada em importante documentação da relação histórica entre Azambuja e a criação de cavalos.

De seguida, José Manuel Correia Lopes discorreu sobre o que entende serem as características dos bons cavalos de toureio, selecionados não tanto a partir das suas aptidões para a guerra, mas para os duelos, para depois Sónia Matias responder à questão: o que fazem os lusitanos que os outros não fazem, explanando a sua paixão por esta raça.

 Por sua vez, Duarte Pinto explicou que os cavalos também toureiam, formando uma parceria em que um tem de confiar no outro.

 De entre os cavaleiros tauromáquicos, coube a Ana Rita explicar com que cavalo sonha um toureiro a cavalo, no caso dela um cavalo que, podendo ser cruzado, retenha as qualidades principais do lusitano.

 Por sua vez, João Braga deu a perspetiva do coudeleiro, que também ele sonha com o seu cavalo ideal, um sonho impossível de alcançar, mas de que muitos estão muito perto, fruto de um trabalho extraordinário de seleção e criação de cavalos com linhas toureiras.

 Fechou o debate Emídio Pinto, que também participou ativamente nos diversos tópicos abordados, para gáudio de uma audiência que sentiu ter aprendido muito sobre o tema. Seguiu-se um animado almoço na sede da Tertúlia Festa Brava, que reuniu cerca de 20 dos 40 participantes na sessão.”

Fotos Tertulia Festa Brava  

20/02/2024

20:42


Homenagem da Tertúlia "Alhandra a Toireira" a João Pedro "Açoriano"

São Manços com cartel rematado