Navegação
Total de Visitas desde 2011:  2857459

EMPRESA PORNATURALES INICIA TEMPORADA EM CANDELEDA (Ávila)

Sensibilidade feminina no mundo do toiro

Maestro José Júlio, muito obrigado

Clique na Foto Para Aumentar

Maestro José Júlio, muito obrigado

Decorreu na passado Sábado dia 30, uma colóquio organizado pelo Grupo Desportivo e Cultural da Loja Nova sob o tema “A Loja Nova e a tauromaquia – Maestro José Júlio”. Estiveram presentes para além o Maestro José Júlio, seu irmão Dário Venâncio e o seu sobrino David Antunes, com a moderação de Luís Capucha. Actuaram aindaas Danças de Salão do Ateneu Artistíco Vilafranquense. A sala estava cheia contando-se entre setenta a oitenta pessoas.

Luís Capucha fez a introdução: “ Não estamos presentes sob uma disnatia qualquer, pois é um motivo de orgulho termosna nossa terra esta dinastia de toureiros que integra dois dos maiores bandarilheiros e ambos ex novilheiros também que têm pisado as arenas de todo o mundo com conhecimento, valor, sentido de lide com muito profissionalismo, vergonha toureira que é o mesmo que dizer orgulho pela classe como subalternos…” Elogiando Maestro José Júlio como uma lenda viva, “um toureiro dos toureiros, o seu valor, a sua arte, excepcional em todos os pontos da vida, um toureio do planeta taurino que o consagrou entre as maiores figuras.”

Teve a palavra inicialmente Dário Venâncio que disse bastante emocionado, “ quero agradecer ao meu irmão matador de toiros José Júlio publicamentepor aquilo que eu fui e se o fui posso agradecer a ele e ao meu sobrinho David Antunes. É algo de significante para mim tudo aquilo que aprendi com o meu irmão, era duro em algumas fases, a dureza forjou caminhos e nesses caminhos no fundo veio o triunfo. Não foi fácil, ser toureiro não é fácil, mas tudo aquilo que ele me foi dizendo ao longo do tempo foi-me encaixando na minha cabeça que tinha de ser feito assim. E se não fosse assim, talvez por ser irmão passava ao lado e eu não queria passar ao lado, essa é que é a virtude. E precisamente se fui o que fui é porque tenho de agradecer a ele, ao meu irmão Maestro José Júlio.” Palavras que foram aplaudidas pelo publico presente.

David Antunes, olhando ara o seu lado para os seus tios Maestro José Júlio e Dário Venâncio, comentou, “ para mim a herança de ter dois tios desta categoria também como devem de compreender não foi fácil. Foi aqui nos montes refugiei que me preparei para enfrentar o desafio que eles me deixaram. Do meu tio aprendi o que mais aprendi e agradeço todos os conselhos, todos os conceitos de toureio puro de toureiro de verdade, tenho uma admiração por ele tão grande, tão grande que me leva quase a considerá-lo um Deus”.

Maestro José Júlio tomou a palavra, começando por falar da festa e da juventude, “… com toda a gente que se está a alistar ou a chegar, somos realmente os revolucionários da nossa festa em Portugal, os que queremos que as coisas se ponham em seu sítio próprio e que sobretudo nós continuemos ou passemos a responsabilizar-nos como taurinos e vilafranquenses…Há toureiros de público e toureiros que vivem sozinhos, que fazem a festa sozinos mandam os foguetes e apanham as canas.” Contando depois muitas vivências da sua vida.

Quase no final, ouviu-se na plateia“muito obrigado Maestro José Júlio”, pelo que toda a plateia o aplaudiu fortemente de pé. E quando se fez ouvir as 0H00 do dia 31, foi-lhe cantado parabéns pelos seus oitenta e um aniversários.

Carlos Silva


EMPRESA PORNATURALES INICIA TEMPORADA EM CANDELEDA (Ávila)

Sensibilidade feminina no mundo do toiro