Navegação
Total de Visitas desde 2011:  3066352

Corrida Mista de dia 9 de Outubro Sexta-feira 22h00 em Vila Franca de Xira

Vila Boim, Terra de gente aficionada.

Uma noite de toiros.

Clique na Foto Para Aumentar

Vila Franca de Xira    09-10-2015

Uma noite de toiros.

A noite da passada sexta-feira foi decisivamente uma noite de toiros e do toiro, tal foi a qualidade apresentada, pelo curro que viajou desde a Herdade da Galeana.

A corrida de ferro Grave foi homogénea, estavam impecáveis de apresentação, com trapío rematados e quanto a comportamento estiveram muito acima da média, encastados, codiciosos com o terceiro e o sexto da noite a demonstrarem alguma perigosidade nas suas investidas.

Destaque para o quarto da noite, uma máquina a investir com casta, nobreza e principalmente muita transmissão e entrega. Merecidíssima a volta ao ruedo para o ganadeiro. O quinto foi também de nota alta.

António Ribeiro Telles esteve a altura dos seus pergaminhos. No seu primeiro cumpriu sem que no entanto a sua atuação acabasse por ser triunfal. Esteve regular na ferragem consentindo mesmo alguns toques na montada.

Tudo seria diferente no seu segundo – quarto da função – o toiro da corrida. A bregar esteve enorme e na ferragem curta o cavaleiro da Torrinha abriu o livro principalmente em dois curtos em sortes frontais bem rematadas. No final volta - antes de recolher – para o exemplar Grave. António Telles e Joaquim Grave merecidamente deram volta ao ruedo.

O segundo da noite tinha pata e brusco nas investidas. Manuel Telles Basto esteve irregular nos cumpridos para depois cumprir na ferragem curta. Um dos momentos da noite veio no quinto, uma sorte de gaiola com emoção, risco e pela velocidade colocada pelo Grave na sua investida. Manuel Telles Bastos aguentou uma barbaridade em toureiro valente e audaz.

O toiro veio de mais a menos, mas Manuel esteve a altura do seu oponente quer a bregar quer a cravar a ferragem da ordem.

Pelos Forcados Amadores de Santarém duas grandes pegas.Nelson Ramalho concretizou a terceira tentativa e Luís Sepúlveda enorme a primeira tentativa.

Para os Amadores de Vila Franca foram caras, David Moreira a dobrar Gonçalo David e Francisco Faria, este a aguentar uma enormidade.

No intervalo da corrida foi prestada homenagem ao maestro Mário Coelho pelos seus 60 anos de toureio e aos Amadores de Santarém pelo centenário.

António João Ferreira é um jovem matador de toiros português com valor e boas maneiras.

Jogava em casa e o público esteve com ele. O seu primeiro não era fácil e Tojó esteveem toureiro principalmente com a muleta, impondo-se ao Grave com poderio e muita técnica. Nota alta para uma serie pelo lado esquerdo.

No que encerrou a função e já debaixo de chuva, voltou a estar por cima do seu oponente. Com técnica e querer o jovem toureiro de Vila Franca desenhou boas series sempre com muito poderio, impondo-se a um Grave com algum perigo.

Cláudio Miguel, Joaquim Oliveira e João Ferreira destacam-se nos subalternos.

J. Salvador


Corrida Mista de dia 9 de Outubro Sexta-feira 22h00 em Vila Franca de Xira

Vila Boim, Terra de gente aficionada.