Navegação
Total de Visitas desde 2011:  3066307

Primeiro estranha-se e depois……. Entranha-se…. Nazaré, 22 de Agosto de 2015

João Moura Jr.: 5 orelhas nas duas últimas corridas

MANDA SÃO PEDRO NO TEMPO ?

Clique na Foto Para Aumentar

MANDA SÃO PEDRO NO TEMPO ?

É claro que São Pedro não manda no tempo, é só a cultura popular, a procurar justificação para a muita ou pouca chuva que nos momentos que correm diga-se, faz muita falta. Ontem – domingo 23 de Agosto - na pequena povoação de Toucinhos em Alburitel-Ourêm esteve presente e não como aficionado, pois no mínimo, podia ter permitido que a agradável novilhada chegasse ao seu final.

Mas teimou em fazer chover no final da lide do quarto da função e a mesma teve que ser suspensa tal foi a água que dos céus mandou. Contentes, as gentes do campo, tristes os aficionados, artistas intervenientes e o ganadeiro que assim não pode ver e confirmar a excelente novilhada que dos campo da Herdade das Covas enviou para o centro do país.

Em praça portátil (creio que pela primeira vez) atuaram os cavaleiros Parreirita Cigano e Cláudia Almeida o novilheiro João Martins mais os Forcados Amadores de Vila Franca de Xira. Foram lidados novilhos de Carlos Falé Felipe extraordinários, com destaque para os lidados em 1º e 4º lugar.

Parreirita Cigano está num bom momento. Lidou com saber o seu oponente para depois de brega consentida cravar em terrenos de compromisso em sortes de execução perfeita.

Está em toureiro o suficiente para com naturalidade, percorrer o difícil caminho da alternativa.

Cláudia Almeida é desembaraçada. Bem montada praticou um toureiro alegre, mexeu com o novilho e procurou sempre executar as sortes com verdade e brio. Chega ao público com facilidade e terminou com um par de bandarilhas por dentro com o qual o público vibrou.

João Martins é fruto da Escola de Toureio José Falcão. Teve duas atuações de nota alta.

Está rodado e fácil com o capote, bem com as bandarilhas (nem sempre procurou a melhor colocação para os novilhos) e voluntarioso com a muleta. Toureia fácil, tecnicamente procurou a perfeição mas têm momentos em que parece desenhar as sortes “encolhido”. Tudo pormenores que com o tempo saberá corrigir. Deve apurar o sentido de lide.

Os Forcados Amadores de Vila Franca pegaram á 1ª e 2ª tentativa, fazendo rodar elementos bastante jovens.

Com a lotação preenchida em 1/3 a enorme portátil merecia mais público pela coragem e determinação, da entidade organizadora, em montar uma novilhada.

J. Salvador


Primeiro estranha-se e depois……. Entranha-se…. Nazaré, 22 de Agosto de 2015

João Moura Jr.: 5 orelhas nas duas últimas corridas