Navegação
Total de Visitas desde 2011:  2847388

Já estão à venda os bilhetes para o mano-a-mano Moura Jr – Telles Jr

MANDA SÃO PEDRO NO TEMPO ?

Primeiro estranha-se e depois……. Entranha-se…. Nazaré, 22 de Agosto de 2015

Clique na Foto Para Aumentar

Primeiro estranha-se e depois……. Entranha-se….

Nazaré, 22 de Agosto de 2015

Esta será porventura uma das frases mais conhecidas de Fernando Pessoa quando, solicitado pela multinacional Coca-cola, escreveu um slogan que em palavras mínimas caracterizasse o produto norte-americano.

Como a Coca-Cola, as corridas de seis cavaleiros são um pouco isso… primeiro estranhamos o alvoroço no exterior das praças, seis camiões, depois um sem número de bandarilheiros, dois ou três grupos de forcados e por ultimo seis cavaleiros, quase sempre duas figuras consolidadas e os restantes a procura de um lugar ao sol.

Depois entranha-se, porque a fórmula funciona e ontem, sábado 22 de Agosto a Nazaré voltou a abrir portas com um cartel de seis cavaleiros, seguindo a receita clássica de duas figuras, Rui Salvador e Luís Rouxinol, três cavaleiros em busca de posições cimeiras Marco José, Marcos Bastinhas e João Salgueiro da Costa e por último uma promessa em crescendo, Parreirita Cigano.

O público ganha com o produto apresentado, variedade de estilos, de conceitos de toureio e depois quase sempre com os mais novos a tentar agarrar esta oportunidade.

Noite de emoção para o bandarilheiro João Boieiro, que no ano de 1985 na Praça da Nazaré e no mesmo dia – 22 de Agosto - recebeu a alternativa de bandarilheiro profissional. O público rendeu-lhe uma merecidíssima ovação. 30 anos de um percussor digno de “torería” e muita afición.

A corrida foi muito interessante, para a qual muito contribui o curro de Nuno Casquinha com três de quatro anos – os lidados em 2º, 4 e 6º lugar e os restantes com três anos com uma média de 485 Kg.

Bem apresentados, nobres o 1º e 4º, codicioso o 3º e algo distraídos, andarilhos a colocar algumas dificuldades os lidados em 2º - que apresentou problemas de visão, 5º e 6º da ordem.

Rui Salvador esteve em noite triunfal cabendo-lhe um dos toiros da corrida, três cumpridos regulares para nos curtos estar toureiro em sortes frontais rematadas como sempre foi seu apanágio.

A Luís Rouxinol tocou-lhe o primeiro dos complicados da noite. Aguentou barbaridade nos cumpridos mas foi nos curtos que o ginete de Pegões empolgou a assistência com a classe e sabedoria com que deu a volta a este touro. Os anos contam e a experiência também.

O terceiro da noite saiu codicioso mas cedo se fechou em tábuas. Marcos José porfiou nos cumpridos para nos curtos em sortes frontais cravar a ferragem da ordem. O toiro fechou-se em terrenos de dentro e o cavaleiro das Caldas da Rainhas recorreu a dois sesgos de nota alta.

O quarto da função, um dos melhores da corrida tinha raça, transmissão e investidas francas. Marcos Bastinhas não desperdiçou essa oportunidade de apresentar todo o seu conceito de toureio. Lidou com sabedoria, escolheu os terrenos adequados e em sortes bem desenhadas e tecnicamente corretas cumpri-o na ferragem cumprida e curta. A ligação com o público é um dado adquirido e o final da lide foi empolgante, com dois de palmo e um par de bandarilhas. Bastinhas disfruta do seu toureio, diverte-se e divertiu. Que mais se pode exigir?

João Salgueiro da Costa tarda em afirmar-se e na Nazaré o seu oponente não ajudou. Reservado e de investida curta pôs a prova o ginete de Valada que nos curtos esteve a altura dos pergaminhos da casa. Esteve em “toureiro” a cada momento da lide. Nota alta para o quarto curto.

A encerrar a função o mais complicado da noite. Andarilho, distraído galopava de manso, ora colado ao cavalo ora por vezes a seu lado, buscando adiantar-se, para surpreender o jovem cavaleiro. Havia touro por todo o lado e no pequeno ruedo da Nazaré não é necessário muito.

Parreirita Cigano não se intimidou e se nos cumpridos esteve regular foi nos curtos e a partir do seu segundo que a história foi outra. Direi mesmo que o segundo ferro da ferragem curta foi o momento da corrida, toiro encostado ás tábuas, em curto a provocar o oponente, batida ao piton contrario e a rodar por dentro. Todo um momento de toureio de luxo. Merece muitas oportunidades.

Noite de algumas dificuldades para os três grupos de forcados. Pelos Amadores do Ribatejo foram caras, João Espinheira e André Martins ambos a primeira tentativa. Pelos Amadores de Arronches, Luís Marques e João Rocha ambos a terceira tentativa e por ultimo e pelos Amadores de Monforte, Vítor Caneira na grande pega da noite á primeira tentativa e a encerrar a função Fábio Derriado á primeira.

Musica e volta a arena para todos os intervenientes e pouca intervenção dos bandarilheiros.

Uma corrida do agrado do público Nazareno que preencheu em ¾ a lotação do redondel do Sitio.

J.Salvador


Já estão à venda os bilhetes para o mano-a-mano Moura Jr – Telles Jr

MANDA SÃO PEDRO NO TEMPO ?