Navegação
Total de Visitas desde 2011:  2846995

Os Palhas para São Cristovão

Sector 1 tem nova direcção

Para a cavaleira Ana Batista, a temporada de 2013 vai ter um sabor especial…

REPORTAGENS ESPECIAIS – ANA BATISTA, 25 ANOS DE TOUREIO

ENTRE PALAVRAS E IMAGENS…

JAGUAR: COMPANHEIRO DE UMA VIDA…

No toureio, como na vida, há histórias que se entrelaçam com o passar dos anos. Pode-se dizer que a trajectória nas arenas de Ana Batista e a carreira do Jaguar, com ferro Irmãos Serrano, são completamente paralelas. Ambos cresceram lado a lado, e com o passar do tempo, ambos encararam juntos os desafios que a vida lhes ia colocando pela frente.

Ao fazer parte do Quarteto das Amazonas del Arte, Ana Batista estreou o Jaguar, no dia 3 de Maio de 1997 na localidade de Piedrabuena (província de Ciudad Real), tendo cortado uma orelha a um novilho de José Ortega. Inicialmente, mesmo com pouca experiência, oJaguar mostrou capacidades que nele fizeram acreditar. Temporada após temporada foi somando ofício…nos anos de 1997 e 1998, Ana Batista percorreu Espanha de uma ponta à outra, e segundo a cavaleira “O Jaguar foi um grande companheiro, fiel nos momentos mais duros, um cavalo que nuncavoltou a cara às adversidades, e que posteriormente se notabilizou por abordar os toiros com muita verdade e decisão”.

No dia da Alternativa de Ana Batista – 8 de Julho de 2000 na praça de toiros de Coruche – o Jaguar contribuiu (uma vez mais) para o êxito da sua cavaleira; e daí para a frente esteve sempre disponível em todos os palcos e para todos os grandes reptos.

Nas temporadas de 2002 e 2003, Ana Batista somou mais de 50 festejos, ocupando o 1.º lugar do escalafón, e o Jagua tornou-se uma “peça fundamental” antes e depois da Alternativa – transmitindo sempre a mesma confiança à sua cavaleira. Entre outros êxitos do Norte ao Sul do país, Ana Batista recorda, especialmente, os triunfos que alcançou em Lisboa, Salvaterra de Magos, Moita, Vila Franca de Xira… e no ano de 2005 em Almendralejo, numa das suas melhores actuações.

Com um percurso notável, oJaguar manteve-se no activo até aos 20 anos de idade, tendo toureado pela última vez, a 6 de Agosto de 2011, na localidade alentejana do Torrão. Com ele, Ana Batista deixou patente a dimensão do seu toureio!

Os Palhas para São Cristovão

Sector 1 tem nova direcção