Navegação
Total de Visitas desde 2011:  3832618

Solidariedade, corrida em Évora a favor de Tiago Laranjinha foi de 5.492.00 Euros

Exposição de pintura e escultura tauromáquica "De Campo e Praça"

Clique na Foto Para Aumentar

Exposição de pintura e escultura tauromáquica "De Campo e Praça"

Exposição de Pintura e Escultura Tauromáquica

A Tauromaquia, sendo uma manifestação da nossa identidade e especificidade cultural, além de constituir uma arte única e singular de per si, está profundamente ligada a outras artes e a outra formas de cultura. A pintura e a escultura, tal como a literatura, a música e as artes cénicas são disso bom exemplo. Esta exposição de pinturas e esculturas pertencentes à Família Dos Santos, pretende dar uma pequena mostra de obras de arte relacionadas com o mundo da Tauromaquia desde o campo, onde toiros e cavalos são criados em ecossistemas sustentáveis e em perfeito equilíbrio com a natureza, até à Praça de Toiros onde se dá o encontro entre o Homem e o Toiro num momento em que nasce a arte, a par com a emoção e o entusiasmo. Nesta mostra reunimos obras de pintores e escultores de diversas gerações, portugueses, mexicanos, espanhóis e franceses, países onde as corridas de toiros fazem parte da cultura dos seus respectivos povos e onde os artistas se sentem inspirados para retratar todo o mundo relacionado com festa  brava.

Entre os artistas com obras expostas estão os portuguesesManuel e Rui Fernandes, Simão da Veiga e Delfim Maya, o mexicano Pancho Flores, por muitos considerado o melhor pintor taurino do seu país, os espanhóis Martínez de León e Lopez Canito e o francês J. M. Loustaunau.

O Museu Manuel dos Santos tem muita honra em apresentar esta exposição, dando também o seu contributo a favor da inclusão da Corrida de Toiros em Portugal no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial português.


03/11/2026           11:12


Solidariedade, corrida em Évora a favor de Tiago Laranjinha foi de 5.492.00 Euros