SOBRAL DE MONTE AGRAÇO - FESTIVAL TAURINO COM MOMENTOS INTERESSANTES
Praça de Toiros de Sobral de Monte Agraço - 25.04.25 - Festival Taurino
Ganadarias: Lopes Branco (1º, 2º e 3º). Passanha Sobral (4º, 5º e 6º)
Cavaleiros: Ana Batista, Tristão Telles Queiróz, Vasco Veiga (amador)
Forcados Amadores de Lisboa e de Arruda dos Vinhos
Matadores: David Galvan, Manuel Dias Gomes
Novilheiro: VicenteSanchez (ETJFVFX)
Diretor: Ricardo Dias - Veterinário: Jorge Moreira da Silva - Lotação: 1/2 casa
Climatologicamente com vento e frio, o tradicional festival de 25 de abril em Sobral de Monte Agraço teve momentos interessantes quer no toureio a cavalo quer no toureio a pé, numa tarde em que se hmenageou o matador Manuel dos Santos no centenário do seu nascimento com entrega de uma lembrança do festival aos seus herdeiros, e onde se guardou um respeitoso minuto de silêncio em memória do Papa Francisco.
Ana Batista abriu paraça frente a um distraído e andarilho exemplar de Lopes Branco a que deu a volta na ferragem curta, com boa brega e a terminar de forma superior com um extraordinário curto a sua lide que havia brindado ao empresário José Luís Gomes, em tempos seu apoderado.
Em segundo lugar actuou Tristão Telles de Queiróz com um exemplar cumpridor e a mostrar sentido de lide. boas preaparações e ferragem de bom quilate, o que foi premiado pelo públcio com palmase volta aplaudida na companhia do forcado.
O amador Vasco Veiga tem sentido de lide e é desembaraçado. Uma lide em nível bastante aceitável frente ao terceiro de Lopes Branco e a deixar vontade de o rever.
Os Forcados Amadores de LIsboa efetuaram 2 pegas de caras ao 3º intento por intermédio de Manuel Braga e José Duarte e os Amadores de Arruda pegaram o 2º da ordem à 2ª tentativa por intermédio de Tiago Pombo. Uma oportunidade, em ambos os grupos, para a rapaziada mais nova se mostrar em início de temporada.
No toureio a pé, com um novilho de Passanha Sobral com alguma potabilidade, o matador espanhol David Galvan luziu-se com a muleta em séries bem conseguidas por ambos os pitóns mostrando qualidade e bom sentido de lide.
Em quinto lugar saíu um novilho complicado de Passanha Sobral para Manuel Dias Gomes que, uma vez mais, mostrou a qualidade do seu toureio e impôs-se à rês, no que foi aplaudido pelo público.
Em último lugar o de Passanha Sobral que coube a Vicente Sanchez tinha «teclas» e com ele o jovem novilheiro esteve bem de capote e bastante bem com a muleta, com boas séries por ambos os pitóns e sendo o mais destacado da tarde, fazendo juz à sua condiçãod e novilheiro, deixando vontade de o rever em mais compromissos.
O espectáculo foi dirigido por Ricardo Dias com assessoria veterinária de Jorge Moreira da Silva.
Texto: António Lúcio