Navegação
Total de Visitas desde 2011:  3061217

Tarde Complicada para Casquinha na Copa Chanel

FESTAS E EVENTOS - PERSONAGENS DA FESTA

SANTARÉM SOB O SIGNO DE MOURA

Clique na Foto Para Aumentar
SANTARÉM SOB O SIGNO DE MOURA

Praça de Toiros "Celestino Graça" - Santarém - 05.04.25 - Corrida de Toiros

Cavalerio: João Moura Jr

Forcados Amadores de Santarém e de Montemor

Ganadarias: Vale Sorraia, Romão Tenório. Veiga Teixeira, Palha, Murteira Grave, A.R. Brito Paes

Director: Marco Cardoso - Veterinário: José Luís Cruz - Lotaçáo: 2/3 a 4/4

Corrida agradável, a da encerrona de João Moura Jr, que apresentou a sua quadra de cavalos nas cortesias (um total  de 13 montadas) e que teve o sue momento álgido quando, na lide o sexto toiro convivou seu pai para partilhar a lide. Público de pé agradecendo o gesto e rendido ao génio de Monforte.

A tarde abriu com uma boa lide ao toiro de Vale Sorraia e prosseguiu em bom tom no de Romão Tenório que permitiram a Moura Jr aquecer o ambiente e afinar a estratégia para esta tarde que ficou na memória do grande público. O terceiro, de Veiga Teixeira tinha outro andamento, mais disponível sempre que solicitado, e foi recebido com um bom ferro em sorte de gaiola. A meio da lide vieram duas «mourinas» muito bem executadas e que levantaram o público. A brega foi de nível e ao seu estilo.

A segunda parte da corrida começou com a lide ao toiro de Palha que também foi recebido com um comprido em sorte de gaiola, vindo a destacar-se na cravagem do 4º curto, provocando a investida em curto e em terrenos de compromisso.

O 5º foi de Murteira Grave e como já escrevi, existe um idílio entre esta ganadaria e Moura Jr. O toiro foi bom e Moura Jr soube aproveitá-lo da melhor forma ao dar-lhe +primazia na investidas para deixar os melhores compridos da tarde. Nos curtos foi em crescedno com o o 3º a ser o seu melhor.

Mas como diz o ditado, «guardado está o bocado»... e saíu à arena o 6º, de Brito Paes, o mais pesado e de avantajda cornamenta. Após os compridos da orde, foi até à porta de quadrilhas e convidou seu pai a partilhar esta sexta lide. A ovação foi estrondosa quando João Moura a saíu à arena, à civil, com o público todo de pé. E a lição de pai Moura foi estrondosa na brega e na cravagem de 3 ferros, o último dos quais de palmo. Era o agardecimento do grande público ao génio de Monforte e onde seu filho também teve nota destacada. Acabava em festa, com o púlbico de pé, uma festa que havia começado 3 horas antes quando se desenrolaram as cortesias.

Para o êxito do espectáculo também contribuiram 6 magníficas pegas de caras, todas ao primeiro intento, sendo forcados de cara Francisco Graciosa, João Faro e Francisco Cabaço (a pega da tarde) pelos Amadores de Santarém e Vasco Ponce, Vasco Carolino e José Maria Pena Monteiro pelos Amadores de Montemor.

Dirigiu Marco Cardoso assessorado pelo veterinário José Luís Cruz.

Texto : António Lúcio

07/04/2025       03:32




Tarde Complicada para Casquinha na Copa Chanel

FESTAS E EVENTOS - PERSONAGENS DA FESTA