Navegação
Total de Visitas desde 2011:  2851479

Personagens da Festa - Beja

Personagens da Festa - AZAMBUJA

AZAMBUJA HOMENAGEOU LOURENÇO LUZIO EM LONGA CORRIDA DE TOIROS (3H45)

Clique na Foto Para Aumentar

AZAMBUJA HOMENAGEOU LOURENÇO LUZIO EM LONGA CORRIDA DE TOIROS (3H45)

Praça de Toiros “Dr. Ortigão Costa” – Azambuja – 08/10/23 – Corrida Mista

Ganadarias:   5 Toiros de João Ramalho, 1 de São Torcato ( 4º)  1 de Gregório Oliveira (7º)

Cavaleiros: Ana Batista, João Moura Caetano, Andrés Romero, Parreirita Cigano, Manuel Oliveira (P), Diogo Oliveira (P)

Forcados Amadores de Azambuja, Clube Taurino Alenquerense e Cartaxo

Matador de Toiros: António João Ferreira

Director: Marco Cardoso – Veterinário: José Luís Cruz – Lotação: ½ casa

Mais uma tarde de um calor incomum, fora de época, a afastar o público das bem quentes bancadas da praça de Azambuja em tarde de significativa homenagem a Lourenço Luzio e á qual se associaram bastantes entidades. Foi passado significativo vídeo do seu percurso, no átrio do sector 1, antes do descerramento de uma placa evocativa do momento. A corrida, que etve alguns momentos interessantes teve o senão de se ter prolongado em demasia, quase 4 horas de duração mas, ainda assim, o público aguentou firme até final.

Ana Batista abriu praça e teve uma boa prestação frente a um toiro que d  início andou algo solto mas que teve qualidade nas sua investidas e que a cavaleira de Salvaterra soube aproveitar quer em compridos quer em curtos. Uma boa prestação em final de temporada.

João Moura Caetano voltou a presentear os aficionados com uma lide de beleza, de arte, de bom toureio, em especial na série de curtos e quando montou o “Campo Pequeno”. Aqueles pormenores de brega, de toureio caro, os recortes e paragens na cara do toiro e uma série de curtos de elevado nível na mais artística actuação da tarde azambujense.

Em terceiro lugar actuou Andrés Romero, com um toiro que pouco se empregou e o obrigou a sacar do seus recurso lidadores. Actuação em bom plano na série de curtos, com algumas batidas ao pitón contrário e a chegar ao público na fase final da sua lide.

Em quarto lugar actuou o matador de toiros António João Ferreira, frente a um exigente toiro de São Torcato. Bem de capote e com a muleta, a sacar alguns bons passes, sempre e quando o submeteu por baixo e não o deixou tocar na muleta. Não teve tarefa fácil mas saiu por cima  e em bom plano.

Parreirita Cigano  também se cotou com uma interessante actuação, em especial na série de curtos, dois deles de boa nota assim como seu segundo comprido que foi de nível. Boa passagem por Azambuja.

Menos afortunado esteve o praticante Manuel Oliveira. Houve alguns toques ao longo da sua actuação onde o melhor foi o seu 4º curto.

Em último lugar actuou o também praticante Diogo Oliveira. Também se registaram alguns toques nas montadas e o sue melhor ferro foi o segundo curto. Terminou com um de violino.

Para pegarem os seis toiros das lides a cavalo e disputarem o Troféu da Câmara Municipal de Azambuja para a Melhor Pega, estiveram em praça os Grupos de Forcados Amadores de Azambuja, Clube Taurino Alenquerense e Cartaxo. Pelos Amadores de Azambuja foram caras Ruben Branco à 2ª e o estreante Hugo Mendes, bem e à 1ª (Melhor Pega); pelo Clube Taurino Alenquerense foram na linha da frente Diogo Francisco fácil á 1ª e André Maçarico bem à ª; e pelo Cartaxo foram caras Vasco Campino bem à 1ª e José Oliveira à 3ª e com ajudas carregadas.

Dirigiu o espectáculo Marco Cardoso assessorado pelo veterinário José Luís Cruz.

Texto: António Lúcio

09/10/2023

14:41


Personagens da Festa - Beja

Personagens da Festa - AZAMBUJA