Navegação
Total de Visitas desde 2011:  2851201

OS TOIROS DE PASSANHA PARA A CORRIDA DE HOMENAGEM A ANTÓNIO RIBEIRO TELLES EM VILA FRANCA

Corrida do Ano em Beja

Entrevista António Ribeiro Telles

Clique na Foto Para Aumentar

Entrevista António Ribeiro Telles

Ainda se lembra da vez que toureou em Vila Franca?
Sim, a primeira vez que toureei em Vila Franca foi em 1977. Era quinta-feira de feira e toureei uma garraiada a favor do Ateneu Vilafranquense.

De onde vem a relação dos Ribeiro Telles com Vila Franca?
Por um lado, vem do meu pai que foi um toureiro muito de Vila Franca e transmitiu-nos a nós também este gosto e grande ligação à Palha Blanco. Por outro lado, também o facto de fazermos parte da família Palha. A minha mãe é Palha, vivemos em Vila Franca alguns anos, e os Palha são uma família tradicional de Vila Franca. Talvez por aí também nos sintam filhos da terra.

Leva quase 100 corridas toureadas na Palha Blanco. Qual foi o momento mais importante que teve em Vila Franca?
É difícil dizer o mais importante. Talvez os últimos mais importantes tenham sido um mano-a-mano com o João Salgueiro, a corrida dos seis toiros, o mano-a-mano com o Diego Ventura e agora em último o mano-a-mano com o João Moura Júnior.

Completa 40 anos alternativa continuando a ser esperado pelo público, era assim que se via quando iniciou a sua carreira?
Não, não fazia ideia. Nós quando começamos ninguém sabe o futuro, e a verdade é que nunca pensei fazer 40 anos de alternativa e chegar quase às 100 corridas nesta praça tão importante para mim. Nunca me passou isso pela cabeça.

Há uma relação muito especial entre a afición de Vila Franca consigo, é um verdadeiro "consentido" desta praça. Ao que acha que isso se deve?
A verdade é que eu vivi em Vila Franca, andei ali pelas ruas com todos os meus amigos, daí também a forte ligação que tive a Vila Fanca. Depois não sei explicar. Sei que caí bem no gosto daquelas pessoas, fiz sempre tudo para que isso se desenvolvesse cada vez mais, sempre que lá toureei tentei dar o meu melhor e dar a cara. A verdade é que fui sempre muito bem recebido, juntando-se várias coisas que me fizeram ser um consentido de Vila Franca.

Esta terça feira será um momento especial com uma corrida em sua homenagem e com a presença dos toureiros da família. Que significado tem para si?
É bonito comemorar 40 anos de alternativa, tal como estar quase a comemorar as 100 corridas na Palha Blanco, que também penso ser marcante e histórico. Estar ali com o meu filho e com os meus sobrinhos é sempre muito especial e bonito, julgo ser um cartel que também vai marcar a história da Palha Blanco.

Agora que o seu filho o acompanha na arena, a sensação é de alegria ou de preocupação?
As duas sensações, pode ter a certeza. Muita alegria por tê-lo ao meu lado e por as coisas lhe estarem a correr bem, e de grande preocupação também. Não escondo que sofro com ele a tourear, embora esteja melhor… tenho feito um esforço grande para me dominar e estou muito melhor, mas mesmo assim passo um bocadinho ao vê-lo tourear.

O que podemos esperar de António Ribeiro Telles esta terça-feira?
Podem esperar um António Ribeiro Telles motivado, muito feliz por se terem lembrado de mim na comemoração dos meus 40 anos de alternativa, e de um António Ribeiro Telles a sair à praça com muita ambição, muito querer e sempre com a dar a cara. 


OS TOIROS DE PASSANHA PARA A CORRIDA DE HOMENAGEM A ANTÓNIO RIBEIRO TELLES EM VILA FRANCA

Corrida do Ano em Beja