Navegação
Total de Visitas desde 2011:  2851956

É, OBRA 45 anos a transmitir emoções ! MAESTRO JOÃO MOURA

Homenagem aos Maestros António Ribeiro Telles e João Salgueiro

Forcados Amadores de Azambuja triunfaram e venceram o prémio à melhor pega.

Clique na Foto Para Aumentar

Praça de Toiros “José Marques Simões” – Arruda dos Vinhos – 16/08/23 – Corrida de Toiros

 6  TOIROS da ganadaria: Engº Luís Rocha

Cavaleiros: Marcos Bastinhas, Francisco Palha, Andrés Romero

Forcados Amadores de Azambuja, Arruda dos Vinhos, Cartaxo

Directror: João Cantinho – Veterinário: Jorge Moreira da Silva – Lotação: 75%

A primeira corrida de toiros integrada nas festas em honra de Nossa senhora da Salvação teve uma interessante moldura humana e Francisco Palha como seu triunfador. Também os Forcados Amadores de Azambuja triunfaram e venceram o prémio à melhor pega, interpretada por Ruben Mendes, uma bela pega de caras ao primeiro intento. O representante da ganadaria foi chamado para dar volta à arena após lide do bom segundo toiro da ventosa noite.

Marcos Bastinhas abriu praça e recebeu bem o toiro ao qual deixaria dois compridos à tira. Depois de algumas passagens em falso, veio uma brega laboriosa para colocar o manso em sorte e deixar 3 curtos, o último de violino e um de palmo. No seu segundo, que também não ajudou muito mas foi melhor que o 1º, Marcos teve dois curtos de muito boa nota mas sem atingir o triunfo que certamente desejaria.

Francisco Palha foi o autor da melhor lide da noite, frente ao bravote segundo com ferro do Engº. Luís Rocha. O segundo comprido foi de muito boa nota, assim como a brega que executou e na série de curtos, o segundo com batida ao pitón contrário é também ele de muito boa nota. Encerrou esta lide com um de violino e outro de palmo. Frente ao quinto, uma actuação morna, com um segundo curto bem e ainda mais dois a sesgo para encerrar a série de 5 ferros.

Andrés Romero teve por diante um primeiro toiro mansote e onde esteve bem na ferragem curta e na brega que desenvolveu. No que encerrou praça, manso e complicado, esteve diligente na brega, procurou com insistência encontrar terrenos idóneos sem que, contudo, o toiro ajudasse. Três curtos, o último deles a sesgo, foram o resultado desta lide meritória.

Para as pegas saltaram à arena os Amadores de Azambuja, de Arruda e do Cartaxo. Por Azambuja foram solistas João Gonçalves, bem à 1ª e Ruben Mendes numa grande cara também à 1ª; por arruda foram na linha da frente Nuno Aniceto à 2ª e Edgar Simões à primeira; enquanto pela formação do Cartaxo foram forcados de cara Vasco Campino bem à 2ª e José Oliveira que consumou apenas à 3ª tentativa.

Os toiros com ferro do Eng.º Luís Rocha tiveram presença suficiente para uma praça de 3ª categoria e foi bravote o 2º e mansos os restantes.

Direcção acertada de João Cantinho assessorado pelo veterinário Jorge Moreira da Silva.

Texto: António Lúcio

18/08/2023

21:47

É, OBRA 45 anos a transmitir emoções ! MAESTRO JOÃO MOURA

Homenagem aos Maestros António Ribeiro Telles e João Salgueiro