Navegação
Total de Visitas desde 2011:  2851326

PERSONAGENS DA FESTA - Nazaré

Loures,tarde fria,com uma boa entrada.

IMPORTANTE VITÓRIA DA TAUROMAQUIA EM TORRES VEDRAS: PÚBLICO ENCHE PRAÇA EM NOITE VIBRANTE

IMPORTANTE  VITÓRIA  PARA  A  TAUROMAQUIA  EM  TORRES VEDRAS : PUBLICO  ENCHE  PRAÇA  EM  NOITE VIBRANTE.

OS TRÊS CAVALEIROS TIVERAM ACTUAÇÕES DESTACADAS

Praça de Toiros em Torres Vedras (Paúl) – 22/07/23 – Corrida de Toiros 

LOTAÇÃO : CHEIA 

Ganadarias: Passanha sobral (1º, 2º e 6º), Paulo Caetano (3º), Irmãos Caetano (4º e 5º)

Cavaleiros: João Moura Caetano, Manuel Telles Bastos, Marcelo Mendes

Forcados Amadores do Ribatejo, Apos. Barrete Verde Alcochete e Arruda dos Vinhos

Diretor: João Cantinho – Veterinário: Ana Gomes

O público de Torres Vedras e arredores deu ontem uma grande lição aos que tudo tentaram para impedir a realização da corrida de toiros; foi uma derrota tremenda da autarquia e das organizações animalistas, pouco preocupadas com questões fundamentais e que se tentam impor pela ditadura do gosto e proibição de tudo o que não gostam nem entendem. Perderam em toda a linha pois a manifestação dos torrienses em favor da corridas de toiros foi magnífica, apoiando os artistas de princípio a fim, público participativo como sempre o fora e quando as corridas eram em dia de feira de São Pedro e nas imediações do campo da feira. Foi um espectáculo de ambiente extraordinário, exacerbador das qualidades dos lidadores e pegadores e que mostrou a alguns “velhos do Restelo” que, afinal, a festa brava tem muitos e muitos adeptos em Torres Vedras e arredores. Foi bom reviver, ao vivo e a cores esses momentos de mais uma grande vitória!

João Moura Caetano entendeu na perfeição terrenos, distâncias e querenças do Passanha Sobral que abriu praça, e que serviu. Depois de dois compridos a aquilatar das condições do oponente, veio uma série estupenda curtos, lidando com muito critério, com grandes pormenores de brega que chegara o público bem como a abordagem das sortes, entrando com ligeiras batidas para vencer o pitón de saída com classe e souplesse. O quatro curto foi de excelente execução e o público reagiu com força. No seu segundo, de Irmãos Moura Caetano, deixou-lhe dois compridos. O toiro reagiu ao castigo e de novo a serie de curtos é de inegável categoria e valor, lidando e rematando coo mandam as regras, dominando o centro das sortes, cravando de alto a baixo. E o povo gostou deste classe e toureio sério de João Moura Caetano premiando-o com fortes aplausos.

Manuel Telles Bastos enfrentou-se com um Passanha Sobral “burriciego”, ou seja, com problemas de visão e que se defendia por isso. Lide em bom plano, dando a volta ao toiro, sempre por cima dele em todos os momentos e em especial na série de curtos onde teve de pisar com mérito terrenos de compromisso. No quinto da noite, de Irmãos Moura Caetano, que foi mansote, esteve francamente bem na brega e na ferragem curta. Com muito mérito, encontrando os melhores terrenos e distâncias numa actuação muito acima da média e fortemente aplaudida.

Marcelo Mendes teve duas interessantes atuações. No primeiro, com ferro de Paulo Caetano, mostrou capacidade lidadora e deixou o primeiro curto a sesgo, rematando para a direita como mandam as regras, receita que repetiria no segundo curto. Finalizou a sua lide com 2 ferros de palmo sempre do agrado do público. No que encerrou praça, um complicado toiro de Passanha Sobral, que emprestou emotividade, depois de 3 compridos à tira, veio para a série de curtos  e aproveitando todos os terrenos começou com um por dentro em terrenos apertados, seguido de outro em sorte frontal e outro ainda de violino. Diminuiu distâncias e em curto deixou o terceiro para rematar com 3 de palmo e o público a aplaudir em força.

Para as pegas destes 6 toiros de 3 ganadarias estiveram em praça 3 Grupos de Forcados: Amadores do Ribatejo, Apos. Barrete Verde Alcochete e Arruda dos Vinho/s. Duas rijas pegas ao primeiro intento para os Amadores do Ribatejo, outras duas de enorme valor para Barrete Verde de Alcochete e noite complicada para os Amadores de Arruda que apenas à 4ª tentativa e a sesgo consumaram as suas duas pegas.

Direção correta e com critério de João Cantinho assessorado pela veterinária Ana Gomes.

Uma nota final para o empenho de Pedro Penedo para que a corrida tivesse ido por diante. Pedro, onde o Francisco estiver, há-de estar orgulhoso de ti!

Texto: António Lúcio

24/07/2023

15:13



PERSONAGENS DA FESTA - Nazaré

Loures,tarde fria,com uma boa entrada.