Navegação
Total de Visitas desde 2011:  2851582

Personagens da Festa - Campo Pequeno

PERSONAGENS DA FESTA - Moita

NO ANIVERSÁRIO DA “DANIEL DO NASCIMENTO DESTACARAM-SE OS AMADORES

Clique na Foto Para Aumentar

NO ANIVERSÁRIO DA “DANIEL DO NASCIMENTO DESTACARAM-SE OS AMADORES

Praça de Toiros “Daniel do Nascimento” – Moita – 16/07/23 – Novilhada

Ganadarias: Palha (cavalo – 1º e 2º), Falé Filipe (pé)

Cavaleiros: Manuel Oliveira (P), Vasco Veiga (Amador)

Forcados Amadores da Moita

Espadas: Bruno Alói (P), José António Garcia (P), Vicente Sanchez (Amador) , João Mexia (Amador)

Director: Fábio Costa – Veterinário: Jorge M. Silva


A tarde estava soleada mas com um vento incómodo para os jovens aspirantes a matadores de toiros. Razoável presença de público nas bancadas da sombra e preço único de 10 euros para este espectáculo que acabou por ser bastante agradável e onde se destacaram claramente os 3 amadores.

Abriu praça o praticante Manuel Oliveira que sentiu algumas dificuldades para cravar a ferragem frente  a um erale complicado e com pilhas daquelas que não se gastam.

 Gostei francamente da lide de Vasco Veiga. Bom critério, sortes bem desenhadas e alguns bons ferros numa actuação de bom nível.

Ambos os cavaleiros lidaram erales de Palha.

Duas boas pegas de caras pelos mais jovens dos Amadores da Moita. Para o primeiro foi à cara Luís Xartinho (?) que esteve muito bem e foi ajudado superiormente pelo 1º ajuda com quem deu aplaudida volta. No que foi segundo esteve na cara o forcado Carlos Domingos numa outra boa pega ao primeiro intento.

No toureio a pé, Bruno Alói esteve decidido e variado com o capote e demorou a entender as condições do erale de Falé Filipe, com algum génio e, talvez, problemas de visão. Com a muleta, a espaços, houve alguns bons muletazos por ambos os pitóns mas…

José António Garcia, da escola de Badajoz, mostrou boas maneiras com o capote, recebendo com uma larga cambiada de joelhos. A faena de muleta também teve bons muletazos, a espaços, mas faltou consistência.

Uma muito agradável surpresa foi o amador da Escola de Vila Franca Vicente Sanches. Bem de capote, bem em bandarilhas e com uma faena de muleta de bom corte por ambos os pitóns, alguns desses muletazos largos e poderosos frente a um bom erale de Falé Filipe. Deixou muito boa impressão e vontade de o rever.

Também o jovem João Mexia, da Escola da Moita, teve bons momentos de capote e uma faena de muleta com interesse aproveitando bem a boa condição do de Falé Filipe, com gosto e procurando executar bem o toureio. Mais um jovem para rever.

Direcção correcta de Fábio Costa assessorado pelo veterinário Jorge Moreira da Silva,

Texto: António Lúcio

18/07/2023

11:59


Personagens da Festa - Campo Pequeno

PERSONAGENS DA FESTA - Moita