Navegação
Total de Visitas desde 2011:  2851750

TOMÁS BASTOS, aplausos na Maestranza em Sevilha.

JOÃO D'ALVA. PRÓXIMOS FESTEJOS

CAMPO PEQUENO ESGOTADO NA MEMORÁVEL NOITE COM A FAMILIA TELLES!!!

Clique na Foto Para Aumentar

CAMPO PEQUENO ESGOTADO NA MEMORÁVEL NOITE COM A FAMILIA TELLES!!!   

Como dizia o poeta, “a festa foi bonita pá” e tu Luís Miguel Pombeiro estás de parabéns pelo magnífico resultado final, praça esgotada com 24 horas de antecedência, e pelo ambiente que se criou em torno da corrida. Só a tua persistência e perseverança, o trabalho extraordinário que fizeste, merecia esta recompensa e com Lisboa a voltar a viver o ambiente das grandes corridas com milhares de pessoas, pois bem, grande mérito o teu, porque foste o grande obreiro deste êxito.

E, claro está, o poder convocatório da família Ribeiro Telles, tudo se conjugando para poder mostrar, a Lisboa, ao País e ao Mundo, que as corridas de toiros têm o seu lugar na sociedade actual e que o povo português exige respeito por esta ancestral tradição.

Tratou-se de uma corrida com contornos algo diferentes porque várias gerações de Ribeiro Telles desfilaram pela arena, com o público rendido e entregue em fortíssimas ovações, de pé, mais ainda quando se evocou a memória do grande patriarca e figura maior da nossa tauromaquia que foi Mestre David Ribeiro Telles. História e emoção marcaram o início desta corrida diferente.

António concedeu a alternativa a seu filho António Telles perante o testemunho de Manuel, João e Tristão. Momento sempre emotivo e com o mais novo dos Telles a rubricar uma grande actuação frente a um bom toiro com ferro da divisa de seu avô. Mostrou estar preparado, e bem, para esta nova fase.

Seguiu-se António Telles que deu a volta, com a sua habitual mestria, a um toiro que teve as suas complicações. E Manuel Telles em mais uma actuação de bom nível como o seria fase final da actuação de João Telles. Um interregno de alguns minutos para embolação do sobrero já que o quinto saiu inferiorizado e foi devolvido e Tristão a assinar uma actuação vibrante.

Finalmente, no sexto, Manuel Telles abriu com 2 compridos, seguindo-se João e Tristão em curtos, assim como, depois os Antónios (pai e filho) para rematarem a lide deste toiro. Nunca estiveram em praça mais de 2 cavaleiros e no final e ainda antes da pega, entraram os 5 na arena para aclamada e apoteótica volta à arena.

Pegaram esta corrida os Forcados Amadores de Santarém e Vila Franca. Por Santarém abriu praça o cabo Francisco Graciosa numa dura pega à 2ª, seguido por Joaquim Grave também à 2ª e a dupla de cernelheiros Joaquim Manoel e Miguel Tavares a consumarem à 3ª entrada. Por Vila Franca também o cabo, Vasco Pereira, foi na linha da frente e consumou bem à 1ª, seguido por Rafael Plácido à 3ª e Guilherme Dotti à 1ª.

Bem apresentados, os toiros de David Ribeiro Telles serviram para o espectáculo com destaque positivo para o comportamento do que abriu praça, nº 70, de seu nome “Montura” e que acusou na báscula o peso de 602 kg, o toiro da alternativa.

Corrida dirigida com acerto por Tiago Tavares assessorado pelo veterinário Jorge Moreira de Silva.

TEXTO : ANTÓNIO  LÚCIO 

16/07/2023

07:04


TOMÁS BASTOS, aplausos na Maestranza em Sevilha.

JOÃO D'ALVA. PRÓXIMOS FESTEJOS