Navegação
Total de Visitas desde 2011:  2851386

Almoço Habitual de Amigos em casa de João Duarte

As festas de San Firmin ao rubro de 7 a 14 de Julho

Colete Encarnado trouxe milhares a Vila Franca de Xira

Clique na Foto Para Aumentar

Colete Encarnado trouxe milhares a Vila Franca de Xira

Mais espaço, mais segurança na Festa Maior

A cidade de Vila Franca de Xira voltou a acolher milhares de pessoas naquela que é a sua festa mais emblemática e carismática: o Colete Encarnado. Foram três dias de reunião e amizade, sentindo e vivendo as tradições patentes em momentos como as esperas de toiros, a Corrida de Campinos, a deposição da coroa de flores junto ao Monumento ao Campino, a noite da sardinha assada, a garraiada ou a contagiante animação itinerante.

Este ano, Lúcio Isidro dos Santos foi o campino homenageado, recebendo, no momento mais solene da Festa, o Pampilho de Honra onde foi inscrito Carlos “Custódio”, como era por todos conhecido Carlos Alves da Silva, num tributo a título póstumo.

Cinco palcos fizeram as delícias e gostos de todos, com convidados internacionais como Gipsy Kings by André Reyes. O palco Cevadeiro (no Parque Urbano) revelou-se repleto, num espaço que permitiu alargar a Festa com maior e melhor segurança. Os espaços com street food voltaram a fazer sucesso e a manter energias para aguentar um programa intenso como pertence a um evento consagrado uma das 7 Maravilhas da Cultura Popular.

Nesta edição com menos carros e melhor mobilidade, o serviço gratuito de autocarros “Shuttle Colete Encarnado 2023”, superou as melhores expetativas, recebendo grande adesão por parte da população. Nos dois dias de funcionamento deste serviço foram transportadas 7.000 pessoas, distribuídas por 140 circulações nos três percursos pré-definidos.

O plano de coordenação e segurança elaborado pelo Serviço Municipal de Proteção Civil para o Colete Encarnado, fruto das alterações previstas no programa deste ano, foi adaptado, e teve como foco principal as condições de segurança e a adaptação às novas exigências de segurança e mobilidade.

Além do reforço de meios dos Bombeiros Voluntários foi assegurada a implementação de um PMA – Posto Médico Avançado, garantindo uma assistência médica preventiva, com um médico e um enfermeiro, que funcionou até às três horas da madrugada, complementando assim o apoio do restante dispositivo.

O Balanço em termos do dispositivo de Proteção Civil é o seguinte:

·Nº de Viaturas (Bombeiros e Proteção Civil): 52 Viaturas

·Nº de Meios Humanos (Bombeiros, Proteção Civil e Equipa Médica): 127 Operacionais

·Totais de Vítimas: 79

·Vítimas Graves: 2

·Vítimas Leves: 57

·Evacuações Hospital: 20

·Assistidas PMA/ABSC (Posto Médico Avançado/ Ambulância de Socorro): 59

05/07/2023

10:27


Almoço Habitual de Amigos em casa de João Duarte

As festas de San Firmin ao rubro de 7 a 14 de Julho