Navegação
Total de Visitas desde 2011:  2851049

Personagens da FESTA Montijo

PERSONAGENS DA FESTA - Vila Franca

Vila Franca Esgotou com Morante e Tomás Bastos

Clique na Foto Para Aumentar

Vila Franca Esgotou com Morante e apresentação de Tomás Bastos.

Praça de Toiros “Palha Blanco” – Vila Franca de Xira – 02/07/23 – Corrida Mista e Novilhada Popular

Ganadarias: Alves Inácio (4 – cavalo), Garcia Jiménez (2 – pé), Calejo Pires (1 – pé)

Cavaleiros: Manuel R. Telles Batos (que substituiu João Salgueiro), João Ribeiro Telles

Forcados Amadores de Vila Franca

Matador: Morante de la Puebla

Bezerrista: Tomás Bastos

Director: Lara G. Oliveira – Veterinário: Jorge M. Silva – Lotação: Esgotada

Foi uma tarde diferente no que ao toureio a pé concerne e a apresentação do jovem Tomás Bastos teve o condão de reunir muitos apoiantes do toureio a pé, a par dos que queriam, uma vez mais, ver uma figura como Morante de la Puebla e a “Palha Blanco” voltou a esgotar os seus lugares, numa corrida com algum ambiente e em especial quando toureou o mais jovem de todos e que aqueceu, e de que forma, as bancadas.

Comecemos pelo fim, pelo sétimo exemplar, e pela apresentação em Vila Franca de mais um toureiro desta terra que, se a sorte ajudar e não houver precipitações, pode ser um caso sério. Genética não lhe falta, postura toureira também não e a sua atitude, de novilheiro, justifica o apoio do público. Desde que abriu o capote e lanceou à verónica com parcimónia e bom gosto, que se percebeu ao que vinha Tomás Bastos. Com as bandarilhas esteve francamente bem e nem sequer a voltareta no 3º par, que repetiu com entrega total, o fez mirar-se. A faena de muleta teve bons pormenores por ambos os pitóns. Nota-se que está placeado e quando o erale de Calejo Pires começou a investi com alguma brusquidão, manteve o ritmo, mandou e “meteu” no bolso o público que, por várias vezes o aplaudiu de pé. Bela estreia em arenas portuguesas e podemos dizer que Vila Franca volta a ter um toureiro.

Morante de la Puebla sofreu uma feia voltareta ao lancear de capote o seu primeiro e depois teve um excelente quite por chicuelinas. Com a muleta, mais uma faena, que brindou aos campinos presentes, com o saber e o sabor do toureiro espanhol, com mando e temple, tudo muito bem medido desde os estatuários iniciais, aos derechazos e naturais, aos passes de trincheira. Uma faena de quilates e para os mais entendidos. Volta aplaudida. Com o segundo, tal como o primeiro de Garcia Jiménez, de escasso trapio e qualidade, ficou inédito de capote e via-se o esforço para tourear depois da voltareta sofrida no primeiro. Tentou sacar o máximo partido com a muleta, aqui e ali um ou outro passe de qualidade mas o toirito não permitiu muito mais. Foi aplaudido no final após simular a estocada.

No que se refere ao toureio a cavalo, Manuel Ribeiro Telles Bastos lidou 1º e 4º da ordem, de escasso trapio e qualidade, de Alves Inácio. Duas lides em que cumpriu a papeleta sem grandes destaques, ele que substituiu o anunciado João Salgueiro.

Para lidar 2º e 5º, também de Alves Inácio, e de onde se destacou a nobreza do 5º, saiu à arena João Palha Ribeiro Telles que se destacaria na fase final da lide do 5º, com 3 ferros a atacar de largo o toiro montando o “Ilusionista” e que chegaram fortemente ao público.

Para pegarem os 4 toiros da lide equestre, saltaram à arena os Forcados Amadores de Vila Franca. Foram forcados de cara o cabo Vasco Pereira muito bem à 1ª; Lucaas Gonçalves a consumar à 3ª; Guilherme Dotti e Rafael Plácido ambos à 1ª e nas melhores pegas da tarde.

O espectáculo foi dirigido por Lara Oliveira assessorada pelo veterinário Jorge Moreira da Silva.

Texto: António Lúcio

05/07/2023

08:34


Personagens da FESTA Montijo

PERSONAGENS DA FESTA - Vila Franca