Navegação
Total de Visitas desde 2011:  2851196

Conhecer os Toiros das esperas para o Colete Encarnado 2023

PERSONAGENS DA FESTA Barquinha

Gustavo Rodrigues, vencedor no Concurso de Pegas na Barquinha

Clique na Foto Para Aumentar

Gustavo Rodrigues, vencedor no Concurso de Pegas na Barquinha

Excelente temperatura e bom ambiente na Barquinha, com uma bonita moldura humana, na corrida de comemoração dos 170 anos do tauródromo ribatejano. E uma grande actuação de Luís Rouxinol Jr frente ao bom sexto toiro da noite. Uma lide bem conseguida, com bons momentos na brega e na execução das sortes, desde os compridos até aos curtos que tiveram impacto e chegaram às bancadas. Uma actuação em grande plano, prpoveitando ao máximo as boas condições do toiro.

João Moura Caetano abriu praça frente a um toiro que saiu com mobilidade mas que se “apagou”, sem forças, ao terceiro curto. Uma lide que até aí teve classe, bons momentos na brega e bons ferros. Infelizmente terminou antes de tempo dadas as condições do toiro.

Marcos Bastinhas mantém uma conectividade especial como grande público e isso foi patente e notório na sua lide a um toiro complicado e com pouca vontade de investir. Bons compridos e curtos também de boa nota, rematando com um palmo em sorte de violino e um par de bandarilhas no corredor.

Em terceiro lugar actuou Duarte Pinto, frente a um toiro manso, complicado, com problemas de visão de alguns “arreões” fortes criando muitos problemas que o cavaleiro de Paço de Arcos soube contornar, numa lide de muita entrega e de garra, impondo-se ao toiro, com muito valor ainda que as reuniões e cravagens nem sempre fossem tão ortodoxas quanto é hábito. Foi uma actuação de muito valor e entrega indo, como se diz na gíria, “para cima do toiro” e colocando a “carne no assador”.

Andrés Romero lidou um toiro com sentido mas que serviu. A sua lide ganha forma e intensidade na ferragem curta, mexendo bem no toiro, procurando cites frontais e encurtando as distâncias nos últimos ferros que foram bons e bastante aplaudidos pelo público numa actuação muito agradável.

Parreirita Cigano lidou o quinto da noite, um toiro com tendências a adiantar-se nas sortes. Cumpriu a papeleta nos compridos e esteve francamente bem na série de curtos, mostrando-se e cravando com decisão. Finalizou com um bom palmito.

Para pegarem estes seis toiros de São Torcato, com diversas condições de lie e de onde se destacou pela positiva o sexto da ordem (volta para o ganadeiro), saltaram à arena os Forcados Amadores de Tomar, Chamusca e Académicos de Coimbra. Pelos Amadores de Tomar  foram forcados de cara David Gonçalves à 1ª e Carlos Duarte à 2ª; pelos Amadores da Chamusca foram caras Hélder Delgado à 3ª e Gustavo Rodrigues muito bem e ao 1º intento, vencedor do troféu para a Melhor Pega, enquanto que pelos Académicos de Coimbra estiveram na linha da frente Francisco Gonçalves à 3ª e João Tavares à 2ª.

Dirigiu a corrida José Soares assessorado pelo veterinário José Luís Cruz.

Texto: António Lúcio/Barreira de Sombra

18/06/2023

09:15


Conhecer os Toiros das esperas para o Colete Encarnado 2023

PERSONAGENS DA FESTA Barquinha