Navegação
Total de Visitas desde 2011:  2850950

Jantar de despedida de João Grave

PERSONAGENS DA FESTA - Arruda dos Vinhos

NUNO CASQUINHA TRIUNFA FRENTE A UM BRAVO TOIRO DO ENGº JORGE CARVALHO.

Clique na Foto Para Aumentar

NUNO CASQUINHA TRIUNFA FRENTE A UM BRAVO TOIRO DO ENGº JORGE CARVALHO.

Praça de Toiros “José Marques Simões” – Arruda dos Vinhos – 11/06/23 – Corrida Mista

6- Toiros da Ganadaria Eng. Jorge Carvalho

Cavaleiros: Ana Batista, Moura Caetano, Ana Rita, Francisco Núncio

Forcados Amadores C.T. Alenquerense e Arruda dos Vinhos

Matadores: António João Ferreira e Nuno Casquinha

Director: João Cantinho – Veterinário: Jorge Moreira da Silva 

Não podia ter sido melhor o regresso de Nuno Casquinha às arenas. Um bravo toiro, que recebeu de capote no centro da arena com uma chicuelina e algumas verónicas. Esteve  acertado com as bandarilhas ,com a muleta, fez o público levantar-se das bancadas no final de excelentes tandas pelo lado direito ou ao natural, muletazos largos e profundos, mandões, levando ao limite do físico a sua extensão. Muita qualidade, temple e bom gosto numa atuação premiada com 2 voltas à arena na companhia da representante da ganadaria, a Engª Raquel Carvalho.

Ana Batista abriu praça frente a um toiro complicado a que deu uma lide de muito interesse, podendo com ele nos compridos e depois, montando o “Hermoso” numa brega de muito poderio e arte, em curto, deixando o toiro nos melhores terrenos para cravar ferragem de muito mérito. Ana está num momento “doce” da sua carreira, moralizada e inspirada e isso notou-se em Arruda.

Quem vive um momento de grande maturidade artística e sentido de lide apurado é João Moura Caetano. A classe, a souplesse, o envolvimento nas sortes, na sua preparação, cravagem e remate, são de um nível muito elevado e isso foi, de novo, patente na sua grande actuação frente ao segundo da tarde. Deu-lhe tempo entre sorte, mostrou-se nos cites, cravou e rematou com classe e muito mérito em mais uma grande actuação.

Ana Rita viu o seu toiro lesionar-se após a cravagem de dois compridos e lidou em último lugar o sobrero numa oferta tripartida entre a cavaleira, a Câmara e a Junta de Freguesia de Arruda pois, de acordo com o Regulamento, já não havia direito a lide do toiro sobrero. Fê-lo com alguma velocidade, com a sua habitual conectividade com o público rematando com violino e de palmo.

Francisco Núncio exibiu bom modos e mostrou vontade de agradar procurando encontrar toiro em todos os terrenos. Alguma velocidade na execução das sortes, que deve moderar. Foi uma presença agradável e merece mais oportunidades.

O quinto da tarde foi para o matador António João Ferreira que fora homenageado nas cortesias pelos presidentes da Câmara e a Junta de Freguesia de Arruda, André Rijo e Fábio Morgado. Esteve solvente de capote e tentou ligar os muletazos frente a um toiro de pouco recorrido. Actuação esforçada.

Para pegarem os 4 toiros das lides a cavalo saltaram à arena os Forcados Amadores C.T. Alenquerense e Arruda dos Vinhos. Por Alenquer foram forcados de cara Rafael Brás e João Rocha, ambos ao primeiro intento, e por Arruda dos Vinhos João Costa e Pedro Belbute ambos ao segundo intento.

Os toiros do Engº Jorge Carvalho estavam bem apresentados e em termos de condições de lide o destaque vai para o bravo 5º da ordem, premiado com volta à arena e depois também para a representante da ganadaria, a Engª. Raquel Carvalho.

Dirigiu com acerto João Cantinho assessorado pelo veterinário Jorge Moreira da Silva.

Texto: António Lúcio


Jantar de despedida de João Grave

PERSONAGENS DA FESTA - Arruda dos Vinhos