Navegação
Total de Visitas desde 2011:  2851982

PERSONAGENS DA FESTA - MOITA

VAMOS aos TOIROS

FORCADOS DE ARRUDA VENCEM TROFÉU À MELHOR PEGA

Clique na Foto Para Aumentar

FORCADOS DE ARRUDA VENCEM TROFÉU À MELHOR PEGA. TARDE DE TOIROS INTERESSANTE EM AZAMBUJA

Praça de Toiros “Dr. Ortigão Costa” – Azambuja – 258/05/23 – Corrida de Toiros

Cavaleiros: Ana Batista, Moura Caetano, Marcos Bastinhas, Duarte Pinto, Andrés Romero, Parreirita Cigano

Forcados Amadores do Ribatejo, Azambuja e Arruda dos Vinhos

Diretora: Lara Gregório Oliveira – Veterinário: José Luís Cruz – Lotação: 90%

Os Forcados Amadores de Arruda dos Vinhos foram os vencedores do troféu Junta de Freguesia de Azambuja para a melhor pega, pela pega executada por Edgar Simões no terceiro toiro da tarde, decisão tomada pelos 3 cabos dos grupos actuantes. Uma tarde de toiros que teve interesse de princípio a fim, com bons momentos de toureio e praça quase cheia e com bom ambiente.

Ana Batista atravessa um bom momento fez questão de o mostrar com uma boa lide ao que abriu praça, bem rematado de carnes. Uma lide onde além da boa brega há a destacar dois curtos de excelente execução e que o público aplaudiu com força.

Inteligência e classe foram a marca de um João Moura Caetano moralizado e que, cada vez mais, faz chegar esse tipo de muito bom toureio ao grande público. Lide medida, com dois curtos de excelente execução, o último deles primoroso, em curto e num palmo de terrenos, num conjunto de harmonia que muito se deve valorizar.

Em terceiro lugar actuou o furacão Marcos Bastinhas, toureiro que chega ao público pelo sue arrojo mas também porque se entrega em cada ferro e em cada lide. Teve bons momentos com a ferragem curta e rematou já com o público a pedir mais, com um palmo em sorte de violino, mais outro palmo e um bom par de bandarilhas levantando o público das bancadas.

Seguiu-se Duarte Pinto, fiel ao seu conceito clássico e que aproveitou bem o bom toiro de Lampreia para uma lide sóbria com destaque para a fase final de curtos mais ajustados nas reuniões.

Andrés Romero esteve francamente bem frente ao quinto da ordem, ao qual deu a lide que este exigia, ligando-se em e deixando bons ferros. Na faz final subiu o tom montado num cavalo ruço que lhe permitiu dois ferros de grande valia pisando os terrenos do toiro numa actuação acima da média e de muito valor e exposição.

Finalmente e em sexto lugar actuou Parreirita Cigano.  Uma actuação em crescendo, com boa ferragem e em especial a fase final em que se expôs e deixou dois curtos de muito mérito. A merecer mais oportunidades.

Para as seis pegas apresentaram-se 3 Grupos de Forcados: Amadores do Ribatejo, Azambuja e Arruda dos Vinhos que disputaram o prémio para melhor pega. Assim, pelos: Amadores do Ribatejo foram caras Rafael Guerreiro à 3ª e Rafael Costa à 1ª; pelos Amadores de Azambuja, João Gonçalves à 1ª e João Branco a 2ª, e pelos Amadores de Arruda dos Vinhos, Edgar Simões à 1ª e a vencer o troféu em disputa, e Nuno Miguel também à 1ª tentativa, numa tarde de boas pegas e boas prestações dos 3 Grupos em praça.

Os toiros de António Lampreia estavam bem apresentados e tiveram condições de lide contribuindo para o bom desenrolar do espectáculo.

Na direcção do espectáculo esteve Lara Gregório Oliveira assessorada pelo veterinário José Luís Cruz, tendo sido guardo um minuto de silêncio nas cortesias em memória do aficionado José Miguel Perdigão.

Nota: não temos fotografias da corrida porque fomos impedidos de fotografar pela dupla de inspectores da IGAC presentes na corrida alegando que os fotógrafos tinham ficado na bancada… Mais uma situação que nos abstemos de comentar sendo que os grandes prejudicados são os intervenientes no espectáculo.

Texto e fotos: António Lúcio

31/05/2023

09:41



PERSONAGENS DA FESTA - MOITA

VAMOS aos TOIROS