Navegação
Total de Visitas desde 2011:  2850844

Apresentação do festival de 25 de Abril no Sobral

O Grupo de Alter foi o Grande Vencedor.

HONRA E GLÓRIA A 90 ANOS DE HISTÓRIA. EXTRAORDINÁRIO FESTIVAL EM VILA FRANCA DE XIRA

HONRA E GLÓRIA A 90 ANOS DE HISTÓRIA. EXTRAORDINÁRIO FESTIVAL EM VILA FRANCA DE XIRA.

Praça de Toiros “Palha Blanco” – Vila Franca de Xira – 26/03/23 – Festival Taurino

Director: Lara Oliveira – Veterinário: Jorge Moreira da Silva – Lotação: 75%

Cavaleiros: João Moura, Paulo Caetano, António Telles, Rui Salvador, Luís Rouxinol, João Salgueiro, Marcos Bastinhas

Forcados Amadores de Vila Franca – antigos e actuais

Ganadaria: Paulo Caetano (7)

Escrevo com o orgulho dos bons aficionados quanto ao turbilhão de emoções e sensações vividas ontem na “Palha Blanco” em Vila Franca de Xira por ocasião do magno festival de figuras que aí teve lugar e que serviu para encerramento as comemorações dos 90 anos do Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca. Honra e glória para todos aqueles que envergaram a jaqueta de Vila Franca, para aqueles que ontem foram na linha de frente para a cara dos toiros e para os que os ajudaram. Brilhantes e emotivos momentos que remataram 7 lides de 7 figuras de sempre da nossa tauromaquia e que haviam feito seus os útimos anos da nossa festa brava.

Os Forcados Amadores de Vila Franca foram os protagonistas desta emotiva e inesquecível tarde: Dos 7 que foram à cara dos toiros apenas um estava no activo, o actual cabo Vasco Pereira com uma excelente pega de caras à 1ª tentativa, seguido pelo antigo cabo Vaco Dotti, com raça à 2ª. O também antigo cabo Jorge Faria voltou a mostrar que quem sabe não esquece e que pode quem quer, com uma extraordinária cara ao primeiro intento a que se seguiu outro cabo, Ricardo Castelo, muito bem e à primeira. Para o quinto da ordem saiu o veteraníssimo Carlos Teles “Caló” que consumou à segunda e ainda Ricardo Patusco e Mário Rui ambos ao primeiro intento. Nas ajudas e a rabejar estiveram antigos elementos do grupo que, assim, mataram saudades dos seus tempos e nos permitiram mais uns quanto momentos para recordar.

Para recordar, e porque não será repetível ou fácil de voltar a juntar e repetir o elenco de figuras do toureio a cavalo que disseram presente nesta ocasião histórica e que, cada qual a seu modo e no seu estilo, marcaram a tarde com exibições aplaudidas pelo público. João Moura encastou-se e agigantou-se mostrando toda a qualidade que fez dele um ídolo; Paulo Cateano foi arte, senhorio, poderio, fiel a si próprio com uma actuação de muito conteúdo. António Teles mostrou a sua capacidade lidadora assim como o fizeram Rui Salvador e Luís Rouxinol que teve de terminar com o par de bandarilhas exigido pelo público. João Salgueiro mostrou a sua raça e pisou terrenos de compromisso e Marcos Bastinha honrou a memória de seu saudoso pai numa actuação vibrante, em grande plano e rematada com um par de bandarilhas já a pedido do público. Momentos inolvidáveis.

Para o êxito do festival contribuíram, e muito, o toiros de Paulo Caetano, com boas qualidades de lide, sendo merecida a chamada do representante da ganadaria – João Moura Caetano – após a lide do sétimo da tarde.

No início do festival foram prestadas homenagens e agradecimentos a todos os intervenientes e guardado um minuto de silêncio em memória do comendador Rui Nabeiro e do antigo forcado António Tomáz.

Direcção acertada de Lara Oliveira assessorada pelo veterinário Jorge Moreira da Silva.

Texto: Diniz Gavino

Foto: Barreira de Sombra

28/03/2023

09/12


Apresentação do festival de 25 de Abril no Sobral

O Grupo de Alter foi o Grande Vencedor.