Navegação
Total de Visitas desde 2011:  2852038

Vila Franca com corrida no dia do IV Feira das Tertúlias.

PERSONAGENS DA FESTA

Agradável Festival Ontem em Reguengos.

Clique na Foto Para Aumentar

Agradável Festival  ontem em Reguengos.

Realizou-se ontem na praça "José Mestre Batista" de Reguengos de Monsaraz, com cerca de metade das bancadas preenchidas, o festival taurino a favor da Santa Casa, promovido pela empresa Toiros & Tauromaquia, que decorreu com bom ritmo, havendo a destacar triunfos dos cavaleiros Filipe GonçalvesManuel Telles BastosJoão Moura Júnior (a marcar a diferença!) e David Gomes e dos três grupos de forcados - CorucheReal de Moura e Monsaraz - que executaram sete pegas ao primeiro intento e tiveram honras de título na crónica de Miguel Ortega Cláudio no site "Tauronews" - "A galhardia e a raça de sete pegas à primeira".

Depois do grande triunfo alcançado pela ganadaria oito dias antes em Alcochete, lidaram-se ontem sete-novilhos toiros de Silva Herculano, pequenos de esqueleto, compostos de cara, com mobilidade, nobreza e que cumpriram de um modo geral, refere Ortega Cláudio.

Filipe Gonçalves, o cabeça de cartaz, que já tivera um auspicioso início de temporada no sábado anterior em Alcochete, desenhou boa lide, que terminou de forma empolgante com um violino e dois ferros de palmo de excelente nota, como escreveu o referido cronista.

Manuel Telles Bastos, que substituiu Marcos Bastinhas, ainda a convalescer de recente intervenção cirúrgica, teve, segundo Miguel Ortega Cláudio, uma passagem positiva por Reguengos, destacando-se o segundo ferro comprido, a excelente brega e um grande "ferro à Manuel" a fechar a actuação.

João Moura Jr. foi autor de uma lide empolgante, assim definida pelo referido crítico, que entusiasmou o público, cravando ferros de muita emoção e rematando as sortes em curto, dobrando-se com o oponente. Um arranque magnífico de temporada para o cavaleiro de Monforte, depois do triunfo memorável na Feira de Mérida na Venezuela e a oito dias do grande mano-a-mano em Santarém (próximo domingo) com Francisco Palha. Hoje toureia em Villalba del AlcorEspanha, na corrida de homenagem a seu pai, o Maestro João Moura, pelos seus 45 anos de alternativa.

David Gomes - que ontem estreou António José Cardoso na sua equipa de apoderamento, ao lado de Paco Duarte - foi também um dos triunfadores da tarde em Reguengos, destacando-se por notável brega e belíssimos ferros, muito bom o primeiro curto, empolgante o terceiro, refere Ortega Cláudio. Terminou em beleza com um grande par de bandarilhas.

António Prates, que tivera uma semana antes um fulgoroso e triunfal início de campanha em Alcochete, não repetiu ontem o êxito em Reguengos. Recebeu o toiro de forma exuberante, mas depois teve uma lide intermitente nos curtos e não deu volta à arena, embora autorizada pela Direcção do festival.

Também António Núncio, que ali tomou a alternativa no ano passado, teve ontem uma passagem intermitente pela praça alentejana, falhando um ferro, sofrendo um violento toque, refere Ortega Cláudio na sua crónica no "Tauronews". No final, a lide veio a mais, mas mesmo assim Núncio recusou dar a volta à arena, autorizada pelo director de corrida.

O praticante Tristão Telles de Queiroz fechou o festival com muita raça e querer, levando "o barco a bom porto", mas terá considerado não ter tido a actuação sonhada e também não quis dar volta à arena.

Triunfo grande dos três grupos de forcados, como antes referimos, com sete pegas à primeira que tiveram honra de título na crónica de Miguel Ortega Cláudio.

Pelos Amadores de Coruche pegaram Martim TomazDavid Canejo e Bernardo Cortez na última pega da tarde consumada em conjunto por elementos dos três grupos.

Pelo Real Grupo de Moura foram caras Vasco Garcia e João Infante; e pelos Amadores de Monsaraz pegaram João Tiago e David Ramalho.

O agradável festival de ontem à tarde em Reguengos foi dirigido com o habitual acerto por Agostinho Borges, que esteve assessorado pela médica veterinária Ana Gomes.

 Cronica :  Miguel Ortega Cláudio

12/03/2023

14:55


Vila Franca com corrida no dia do IV Feira das Tertúlias.

PERSONAGENS DA FESTA