Navegação
Total de Visitas desde 2011:  2847247

UMA DATA PARA RECORDAR!

Novilhada " Semear Afición" foi o que foi ontem em Salvaterra !

GRANDE NOITE DE TOIROS NO ENCERRAMENTO DA TEMPORADA LISBOETA

Clique na Foto Para Aumentar

GRANDE NOITE DE TOIROS NO ENCERRAMENTO DA TEMPORADA LISBOETA

A noite de 5ª feira, 8 de setembro, ficará registada na história do Campo Pequeno como uma excelente noite de toiros, com estes, da ganadaria de António Charrua, a destacarem-se claramente pelas suas qualidades, codiciosos, com raça e a contribuirem decisivamente para o êxito do espectáculo. O quinto, que investia de largo, com alegria e raça foi, para o meu modesto entender, um toiro bravo. O ganadeiro foi chamado à arena após a lide do bom segundo, o que não foi do agrado de uns quantos…

Abriu praça Francisco Núncio que confirmou a alternativa apadrinhado por António Telles e com testemunho dos restantes colegas de cartel. Um toiro de escassa cara mas com qualidade e que permitiu ao jovem Núncio exibir-se em bom plano, com uma brega de classe, bem á portuguesa, preparando o toiro para o deixar bem colocado e a ferragem da ordem a ser de muito boa nota, com entradas frontais bem desenhadas, destacando-se no segundo curto de muito boa execução.

Seguiu-se-lhe António Telles que recebeu bem o cumpridor toiro de Charrua que foi nobre e codicioso apesar de alguma falta de força nas mãos. No segundo comprido recriou a “sorte morte”, efectuando uma pirueta antes de sair em direcção ao toiro que já se arrancara para a montada e que resultou muito bem, escutando música antes de iniciar a boa série de curtos, em que as reuniões foram ajustadas, os ferros bem deixados, em mais uma lição de muito bem tourear.

Terceiro cavaleiro em praça foi João Moura Caetano, classe e arte na forma como recebeu o toiro e como rematou os dois compridos, dobrando-se num palmo de terreno e sempre com o toiro embebido na garupa da montada. Depois a forma como citou, cravou e rematou a série de curtos foi de muitíssimo nível e a merecer os fortes aplausos do público numa lide em que a arte e a classe foram notas dominantes. No remate de uma das sortes e quase junto aos curros, o cavalo escorregou e foi alcançado pelo toiro, queda sem consequência.

Marcos Bastinhas aproveitou muito bem as investidas de largo do seu toiro para dois compridos de excelente nível, igual que para os dois primeiros curtos. Depois mudou de montada e de conceito de lide, mais no registo Bastinha, mais movimentado e com momentos que o grande público agradece para rematar com um de palmo e um par no corredor, e depois de desmontar em plena arena ainda houve lugar a um recorte a corpo limpo quando o toiro investiu na sua direcção. Público de pé e 2voltas!

Duarte Pinto teve a melhor das actuações que lhe vi nos últimos tempos e que mostraram a verdade do seu toureio clássico e sem concessões. Soube aproveitar, e muito bem, as investidas de largo do bom toiro e cravou dois excelentes compridos, mantendo um nível elevado na série de curtos e escutando fortes aplausos.

Fechou praça, no capítulo equestre, Miguel Moura. Já aqui escrevi que é um caso especial pela sua intuição e toureiria. Recebeu, e bem, o toiro com uma sorte de gaiola bem executada e que foi bem rematada, prosseguindo com ferros curtos de muito bom nível, com alguns remates de enorme classe, numa lide de elevada qualidade rematada com 2 de palmo.

Os Grupos de Forcados Amadores de Vila Franca e de Azambuja efectuaram as seis pegas da noite, todas de caras e com alguns bons momentos, destacando-se a última pega de cada Grupo. Assim, por Vila Franca, abriu praça o cabo Vasco Pereira ao terceiro intento, seguido de Rafael Plácido à segunda e Guilherme Dotti numa muito boa intervenção ao primeiro intento e muito bem ajudado. Pelos de Azambuja abriu praça Ruben Branco à segunda, seguido por João Branco também à segunda e João Gonçalves, muito bem e à primeira tentativa.

Na direcção de corrida esteve Fábio Costa assessorado pelo veterinário Jorge Moreira da Silva. Antes da corrida a empresa homenageou 6 figuras da nossa Festa – Eng. Luis da Rocha, João Ramalho e Zeca Pereira, e in memoriam José Zúquete, Vasco Taborda e Rui Casqueiro. Nas cortesias guardou-se um minuto de silêncio em memória dos homenageados já falecidos e da Rainha Isabel II de Inglaterra.

Texto :  António Lúcio 

09/09/2022

16:09

UMA DATA PARA RECORDAR!

Novilhada " Semear Afición" foi o que foi ontem em Salvaterra !