Aficionados em Força na Primeira da Temporada

A Academia de Toureio do Campo Pequeno tentou hoje na Ganadaria Palha.

IV ENCONTRO INTERNATIONAL DE ESCOLAS TAURINAS

 

IV ENCONTRO INTERNATIONAL DE ESCOLAS TAURINAS

 

Cerca de 30 jovens de Portugal, Espanha, México e Peru participarão de 13 a 16 de Fevereiro, no “VI Encontro Internacional de Escolas Taurinas”. 

A iniciativa decorrerá entre tentas no campo, sessões culturais em Arruda dos Vinhos e a grande final, no Campo Pequeno (Lisboa). 

Os primeiros dois dias do encontro serão ocupados com a realização de tentas, seguindo-se no dia 15, uma tenta e uma visita guiada à ganadaria Veiga Teixeira, durante a qual o ganadero António José da Veiga Teixeira fará uma apresentação da camada a lidar em 2013 e uma palestra sobre aspectos económicos, socioculturais e ambientais da criação do toiro de lide. 

Em Arruda dos Vinhos, às 22h00 de 15 de Fevereiro, sexta-feira, realiza-se uma homenagem ao Maestro José Luís Bote, com a apresentação do homenageado a cargo do Coronel José Henriques 

No sábado dia, 16, o dia da final do encontro, o Campo Pequeno abrirá as suas portas, às 11h30, para receber todos os jovens que queiram experimentar tourear de salão na arena da Monumental lisboeta. Às 15h30, no Salão Nobre, realiza-se uma Mesa-redonda sob o tema “O papel das escolas de Toureio na formação artística e humana dos jovens”, com a participação dos Maestros “Angel Gomez Escorial, “El Almendro”, José António Campuzano, José Luis Bote, José Luis Gonçalves, Luis Vital “Procuna” e Manolo Arruza, responsáveis pelas escolas participantes no encontro. A Mesa-redonda será moderada pelo jornalista José Cáceres. 

Às 17h00 realiza-se a final, com a participação dos alunos mais destacados nas tentas de campo, estando em disputa os prémios Real Clube Tauromáquico Português para o Triunfador, Campo Pequeno, para a Melhor Faena e Tertúlia “O Piriquita” para o Melhor

Toureio de Capote . Aderiram a esta iniciativa de promoção do toureio a pé, as ganadarias António José Teixeira, Canas Vigouroux, Falé Filipe, Jorge Carvalho, Manuel Coimbra,

Varela Crujo e Vinhas entre outras. 

Participam neste encontro alunos da Academia de Toureio do Campo Pequeno, Academia Taurina Municipal de Aguascalientes (México), Escola de Toureio e Tauromaquia da Moita, Escuela Taurina de Camas (Sevilha), Escuela Taurina de Lima, Escuela Taurina de Madrid e Fundación “El Juli”.

O “VI Encontro Internacional de Escolas Taurinas é uma organização da Sociedade Campo Pequeno S.A e da Tertúlia O Piriquita, com o apoio da Junta de Freguesia de Arruda dos Vinhos, Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos e Fundação João Alberto Faria.
  

Aficionados em Força na Primeira da Temporada

A Academia de Toureio do Campo Pequeno tentou hoje na Ganadaria Palha.