Navegação
Total de Visitas desde 2011:  2846943

Personagens da Festa - SALVATERRA

Personagens da Festa - Nazaré

FRANCISCO PALHA E ANDRÉS ROMERO EM DESTAQUE NUMA CORRIDA LONGA.

Clique na Foto Para Aumentar

FRANCISCO PALHA E ANDRÉS ROMERO EM DESTAQUE NUMA CORRIDA LONGA.

Onde exista muita heterogeneidade, dificilmente se encontrará homogeneidade, seja ela de pensamento ou de acção. Quero com isto dizer que, com um público multifacetado, de origens bem diversas e com intuitos também diversos, não se poderá esperar que se aplauda com força as sortes mais bem executadas nem se pode criticar que aplauda desplantes sem toiro porque essa é a sua forma de entender e participar no espectáculo, ficando algumas coisas boas por aplaudir e realçar. Mas como diz o refrão “o povo é que mais ordena” e, se se divertiu tanto melhor pois foi para isso que pagou o seu bilhete.

Luís Rouxinol, que foi homenageado pelos seus 35 anos de alternativa, sentiu algumas dificuldades para contornar os problemas que o primeiro da noite lhe colocou e resolveu-os com a solvência que a mestria dos 35 anos de alternativa lhe permitem, e agrado na fase final da lide com um bom curto e outro de palmo. No quarto da noite voltou a mostrar a sua raça e valor na brega e na cravagem da ferragem que rematou com um par de bandarilhas e um ferro de palmo.

Francisco Palha cumpriu frente ao segundo da noite deixando um bom segundo comprido que foi bem rematado e uma série de 5 curtos com destaque para o muito bom terceiro numa lide em que acabou por não romper. Mas no quinto da ordem tudo mudou e para melhor. Na série de curtos (6), moderou andamentos, citou com classe, entrou bem nos terrenos do toiro para cravar de alto a baixo como mandam as regras e o último foi de nota superior. Esteve artista, em toureiro e a mostrar a sua arte.

Com uma conectividade extraordinária com o público, o rejoneador espanhol Andrés Romero cedo se apercebeu do que o público que queria e aliou o bom toureio à espectacularidade de alguns momentos fora da cara do toiro para agradar a essa franja de público. Teve bons momentos na ferragem curta em ambos os toiros, piruetas em alguns remates e os aplausos saíram fortes. Foram duas actuações em que gostei bastante de alguns ferros curtos e o público rendeu-se ao toureio de Romero.

Para pegar estes toiros estiveram em praça 3 Grupos de Forcados: Portalegre, Caldas da Rainha e Académicos de Coimbra. Pelos alentejanos de Portalegre foram caras Gonçalo Lobo numa rija pega de cara à 1ª; e Gonçalo Costa à 2ª tentativa. Pelos de Caldas da Rainha  pegaram Joaquim Nilo à 1ª e António Appleton também à 1ª, enquanto que pelos os Académicos de Coimbra foram à cara dos toiros, João Gonçalves e Martim Rodrigues ambos bem e ao primeiro intento.

Lidaram-se toiros do Engº Jorge Carvalho de diversas condições. A representante da ganadaria deu volta após a lide do 6º toiros.

Dirigiu José Soares sem homogeneidade de critério, assessorado pelo veterinário José Luís Cruz.

Texto: António Lúcio


Personagens da Festa - SALVATERRA

Personagens da Festa - Nazaré