Navegação
Total de Visitas desde 2011:  3063997

Concurso de Ganadarias no Sábado na Ameiera

Personagens da FESTA - MOITA

Competição e qualidade de toureio,ontem na Moita

Clique na Foto Para Aumentar

Competição e qualidade de toureio,ontem na Moita

Praça de Toiros “Daniel do Nascimento” – Moita do Ribatejo – 15/09/21 – Corrida de Toiros

Ganadarias: Oliveiras Irmãos (2º, 3º), Nuñez de Tarifa (1º e 4º) e Ascensão Vaz (5º, 6º)

Matadores: Cuqui, Juanito ( mano-a-mano )

A segunda corrida de toiros da Feira da Moita, dedicada por inteiro ao toureio a pé e a um mano-a-mano entre dois matadores portugueses, teve competição e qualidade de toureio, com os dois matadores claramente por cima dos toiros lidados e que apesar de serem de 3 ganadarias diferentes em nada facilitaram ou foram coladores q.b. para o êxito conseguido pelos matadores e sublinhado pelos fortes aplausos do público.

Joaquim Ribeiro “Cuqui” mostrou a sua disposição ao receber o primeiro da noite com um afarolado de joelhos e verónicas bem desenhadas.  A faena a este Nuñez de Tarifa, mansote, teve um bom início por derechazos e alguns naturais com classe, vindo a menos tal como o toiro que cedo se começou a defender. No seu segundo, um Oliveiras que também não facilitou, recebeu com boas verónicas de joelho em terra, e iniciando a faena de muleta com passes flectindo o joelho, registando-se uma larga série pelo lado direito. O quinto da ordem, de Ascensão Vaz, foi manso e bruto, derrotando no final dos muletazos e só a muito custo e com muito valor o matador moitense conseguiu ligar os passes. Três actuações de muito mérito – não teve sorte com o lote - e que o público premiou com ovações fortes.

Joáo Silva “Juanito” teve a cara e a coroa, pois foi colhido num momento de muita exposição e porque triunfou com a sua garra e pundonor. O primeiro do seu lote, de Oliveiras, foi áspero e recebeu-o com verónicas, chicuelina e meia verónica. Muito bem com a muleta por derechazos, submeteu o toiro e quando este sentiu que o matador podia com ele rachou-se. Houve uns quantos naturais de boa nota numa actuação interessante e de mérito. No quarto da noite, de Nuñez de Tarifa, outro que saiu sobre o manso, esteve bem de capote com verónicas de joelhos e uma faena de muleta iniciada também, e bem, de joelhos em terra. Boas séries pelos dois lados e uma voltareta feia com o toiro a carregar sobre o jovem toureiro quando estava por terra. Ainda assim e num gesto de pundonor, finalizou a faena e ingressou na enfermaria de onde regressaria para lidar o sexto, de Ascensão Vaz, que receberia por verónicas. Faena interessante e de valor pelos dois lados, submetendo o toiro que acabou pro se entregar. Ovações, voltas à arena como dantes era costume e o público de pé. Venha agora Vila Franca!

De destacar também os garndes pares de bandarilhas de Cláudio Miguel (saudou montera em mão), um bom de Tiago Santos, dois a cumprir de Jorge Alegrias e 1 de Miguel Batista (os dois últimos também saudaram)

Na direcção da corrida esteve Tiago Tavares assessorado pelo veterinário Carlos Santo

Texto: António Lúcio.

16-09-2021    19-15


Concurso de Ganadarias no Sábado na Ameiera

Personagens da FESTA - MOITA