Navegação
Total de Visitas desde 2011:  3063993

Praça de Toiros de Sobral de Monte Agraço – 12/09/21 – Corrida Mista

Personagens da FESTA - MOITA

PRIMEIRA DA MOITA: SOB O SIGNO DE MORANTE DE LA PUEBLA.

Clique na Foto Para Aumentar

PRIMEIRA DA MOITA: SOB O SIGNO DE MORANTE DE LA PUEBLA.

GRANDE PEGA DE DAVID SOLO (AMAD. DA MOITA)

Praça de Toiros Daniel do Nascimento – Moita do Ribatejo – 14/09/21 – Corrida Mista

Cavaleiros: João Moura, João Ribeiro Telles

Forcados Amadores da Moita

Matador: Morante de la Puebla

Ganadarias: David Ribeiro Telles (1º, 2º , 4º e 5) e Calejo Pires (3º e 6º)

Director: Fábio Costa – Veterinário: Jorge Moreira da Silva

PRIMEIRA DA MOITA: SOB O SIGNO DE MORANTE DE LA PUEBLA

GRANDE PEGA DE DAVID SOLO (AMAD. DA MOITA)

Aposta ganha nesta primeira corrida da Feira Taurina da Moita, com uma enchente para ver Morante e que este, na faena de muleta justificou plenamente apesar da escassa presença do de Calejo Pires… O forcado David Solo dos Amadores da Moita cotou-se com aquela que é, até agora, a melhor pega do que vai de temporada (das corridas a que assisti) ao suportar violentos derrotes e a consumar ao primeiro intento, estando todos os forcados em grande plano.

João Moura teve duas lides correctas, com um ou outro ferro de melhor nota mas onde faltou emoção porque os dois toiros também a isso não se proporcionaram, o que foi pena pois tiveram condições de lide.

João Ribeiro Telles teve duas boas actuações, com ferros bem apontados e que tiveram eco nas bancadas, vindo a mais no bravo quinto da noite, um toiro que era codicioso e queria luta, acudindo voluntarioso aos cites e permitindo a cravagem de bons curtos que levantaram o público das bancadas. No final, chamada á arena do ganadeiro, o seu pai, João Ribeiro Telles.

Mas o grande esperado era José António Morante de la Puebla. Cumpriu a papeleta no seu primeiro que recebeu com algumas verónicas e chicuelinas. O toiro saía de cara por alto no final dos muletazos e Morante ainda assim sacou-lhe uns quantos passes com alguma qualidade. O seu segundo era escasso para não dizer insignificante de presença e dos anunciados 452 kilos. Depois de uns quantos lances de capote em que não o viu claro, alguns assobios do público, e com a muleta já Morante teve outra atitude, metendo o toiro na rubra flanela e desenhando alguns naturais de enorme categoria e outros derechazos, não faltando molinetes, passes de trincheira e de peito que fizeram soar os olés e os aplausos. Houve momentos muito bons mas faltou a presença do toiro com trapio para que tudo voasse muito mais alto.

Como acima referimos, estiveram muito bem os Amadores da Moita com 4 grandes pegas de caras, a primeira que pode vir a ser a melhor da  temporada pois David Solo aguentou de forma estóica violentos derrotes do toiro e consumou à primeira colocando todo o público de pé. João César efectuou uma rija cara ao segundo intento, bem ajudado, seguindo-se Fábio Silva com facilidade ao primeiro intento e, para encerrar com chave de ouro, outra rija cara à 1ª, esta a cargo de Filipe Correia com grande intervenção do 1º ajuda.

Os toiros de Dvaid Ribeiro Telles, lidados a cavalo, estavam bem apresentados e não ofereceram problemas, sendo bravo o quinto da noite e premiado com volta à arena e chamada do ganadeiro. Os do toureio a pé, de Calejo Pires, tiveram algumas complicações, não servindo o primeiro e o segundo pecou pela sua escassa presença.

Na direcção de corrida esteve Fábio Costa, que permitiu demasiados tempos mortos, assessorado pelo veterinário Jorge Moreira da Silva.

16/9/2021    13:21

Texto: António Lúcio


Praça de Toiros de Sobral de Monte Agraço – 12/09/21 – Corrida Mista

Personagens da FESTA - MOITA