Navegação
Total de Visitas desde 2011:  2850400

Roca Rey: «Me Hace Mucha Ilusión Torear El Próximo Año, Estar Cerca Del Público»

RECORDAR É VIVER . FESTA AGRADÁVEL NA COMEMORAÇÃO DO 6º. ANIVERSÁRIO DA TERTULIA TAUROMÁQUICA “A MEXICANA”.

Manifestação pela Cultura: Muitas perguntas e poucas respostas perante ausência do governo

Clique na Foto Para Aumentar

Manifestação pela Cultura: Muitas perguntas e poucas respostas perante ausência do governo

A Praça de Touros recebeu hoje, sábado, a Manifestação pela Cultura. Vários sectores da cultura juntaram-se, mas nem todos foram ouvidos.

Na entrada principal estavam centenas de flight cases, simbolizando a quebra abrupta de trabalho nesta área.

É bom ver gente de tantas áreas da cultura. Não é fácil juntar as diferentes áreas, excepto a nossa quinta“, disse Sandra Faria, da presidência da APEFE- Associação de Promotores de Espectáculos, Festivais e Eventos.

Acrescentou ainda que “o mercado dos eventos culturais foi dos mais afectados em todo o país“.

Destaque ainda para a intervenção do actor José Raposo que afirmou que “hoje devia estar aqui a senhora ministra. É uma coisa inacreditável” e questionou “como é que a TAP é mais importante que a cultura?“.

Outra intervenção a destacar foi a de Luís de Matos, ilusionista. Criticou as medidas do governo, e fundamentou as críticas, dando alternativas, fundamentando-as igualmente. Acusou o governo de tomar medidas “falsas e hipócritas“.

Esta manifestação foi promovida pela APEFE – Associação de Promotores de Espetáculos, Festivais e Eventos, reunindo vários agentes culturais na Praça de Touros do Campo Pequeno. Todas as áreas tiveram voz, excepto a tauromaquia. Numa manifestação realizada numa Praça de Touros…

Pelo palco instalado no interior do Campo Pequeno passaram nomes como a bailarina e coreógrafa Filipa Peraltinha, os acctores Ana Bola e José Pedro Gomes, o promotor de festivais João Carvalho, o comediante Bruno Nogueira, o ator José Raposo, a fadista Carminho, a Ass. Portuguesa de Artistas de empresas e artistas de Circo, a Academia Portuguesa de Cinema, a Academia Artes Escenicas e a Ass. de Produtores e Teatro de Madrid, o ilusionista Luís de Matos, o encenador Filipe Lá Féria, Pedro Abrunhosa, entre outros. Uns via vídeo, outros presencialmente.

Mas passaram ainda pelo palco a Ass Fonográfica Portuguesa, o músico Fernando Ribeiro, a cantadora Mariza Liz, o fadista Ricardo Ribeiro, a fadista Mariza e o autor Tiago da Silva.

Nas bancadas esteve também o sector da Tauromaquia, que se fez representar pelas várias associações que integram a Prótoiro.

Várias perguntas sem resposta, ausência total do governo e nomes sonantes como Tony Carreira ou Mariza a marcarem presença numa acção da qual se aguardam agora os resultados.

Como curiosidade: Havia limite máximo de 2000 pessoas na sala. Não esgotou.

Leia AQUI o manifesto da APEFE.

O sector da Tauromaquia

Fez-se representar por alguns dos seus mais famosos artistas e empresários, entre os quais os cavaleiros António Ribeiro Telles, Rui Salvador, Manuel Telles Bastos, Francisco Palha, Tiago Martins, António Prates e Joaquim Brito Paes, os matadores Rui Bento (ex-gestor taurino do Campo Pequeno) e Manuel Dias Gomes, os empresários Luis Miguel Pombeiro (actual gestor da primeira praça do país), Ricardo Levesinho (presidente da Associação Portuguesa de Empresários Tauromáquicos) e José Luis Gomes (actual empresário e antigo cabo dos forcados Amadores de Lisboa), bem como Diogo Durão, presidente da Associação Nacional de Grupos de Forcados e João Santos Andrade, ganadeiro e presidente da Federação PróToiro. Grande presença também de bandarilheiro e de forcados, entre os quais o cabo do Grupo de Lisboa, Pedro Maria Gomes.

Embora não tendo tido qualquer tipo de intervenção no palco, o sector da Tauromaquia - mais de 130 representantes - marcou significativa e importante presença na Manifestação pela Cultura.

Textos:Infocult and Farpas.



Roca Rey: «Me Hace Mucha Ilusión Torear El Próximo Año, Estar Cerca Del Público»

RECORDAR É VIVER . FESTA AGRADÁVEL NA COMEMORAÇÃO DO 6º. ANIVERSÁRIO DA TERTULIA TAUROMÁQUICA “A MEXICANA”.