Legenda Marcaram Presença na Corrida de 1 de Outubro de 2020 no Campo Pequeno.

David Gomes fez treino na praça de Azambuja

Crónica: Palhas sérios na Tradicional Nocturna de Vila Franca

Palhas sérios na Tradicional Nocturna de Vila Franca

A Palha Blanco recebeu a sua Tradicional Corrida de Terça Feira, uma das Noturnas que mais interesse tem no nosso país.
Do cartel fazia parte a veteranía de Luis Rouxinol, a irreverência De Francisco Palha e a garra de António Prates.
Nesta noite lidou-se um curro de Toiros da prestigiada ganadaria Palha, de dívisa azul e branca. No geral um Curro díspar de apresentação, trapío e bravura !
Pegou em solitário o grupo da vila, Amadores de Vila Franca de Xira.
No que toca ao espectáculo propriamente dito, Luís Rouxinol abriu praça frente a um Palha encastado, com dificuldades e muito sentido.
O Cavaleiro de Pegões andou soberbo de saída, entendeu o oponente que pela frente tinha. Um toiro que demonstrou muito sentido no desenrolar da lide, o mesmo emparelhava-se à montada e era de fortes arreões! Luís toureou e bem, ao de cimo veio toda a sua maestria e veteranía ! Bem na brega e na cravagem dos curtos.  Uma lição para aqueles que ambicionam chegar ao patamar que por mérito próprio o cavaleiro Luís Rouxinol permanece. No seu segundo da ordem Luís empregou uma brega irrepreensível, com perigo e risco ! Ajustadas sortes e remates plenos de exuberância ! Que noite !
Francisco Palha, um dos cavaleiros da nova geração que me arrisco mesmo a afirmar que é dos que mais gente leva aos redondéis lusos ! No seu primeiro, um Palha escasso de trapío, Francisco efectuou uma bonita sorte de gayola como se iria também a efectivar no segundo do lote. Soberbo esteve nos curtos, a dar distâncias, deixando-se ver e templando o toiro aquando das sortes frontais !
No seu segundo, de apresentação irrepreensível,  este já mais complicadote, a pedir os documentos De Francisco! De cedo entendeu o oponente e deu-lhe uma lide de muito boa nota, quiçá o último ferro tenha sido a mais !  Francisco é sem duvida um dos grandes nomes do toureio !
António Prates, o mais novo da terna, mostrou o porquê de fazer parte de cartéis com importância e em praças de relevância ! Prates teve uma primeira lide soberba frente a um imponente Palha! Distância, temple, calma e reuniões ajustadas com remates impetuosos! Cravou ferros de alta nota, sempre de largo para o toiro, António cravou ao estribo e rematou !
No seu segundo, um Palha completamente distinto do primeiro da ordem, reservado com arreões fortes e de maldade, Prates efectuou uma lide esforçada com ferros de boa nota e brega vistosa frente a este Palha que se adiantava à montada ! Este jovem vai ser figura, apontem o que vos digo!
Nas ramagens, o Grupo da Vila realizou pegas de extrema importância, com valentia, temple, mando e muita garra. Despediu-se das arenas o valente forçado Rui Godinho.
Foi uma terça feira noturna numa das mais emblemáticas praças de toiros do país, uma noite com fortes emoções, lides para cavaleiros que pela frente tem qualquer toiro de qualquer encaste e para Forcados de raça e valentia.

Duarte Justino



Legenda Marcaram Presença na Corrida de 1 de Outubro de 2020 no Campo Pequeno.

David Gomes fez treino na praça de Azambuja