Navegação
Total de Visitas desde 2011:  2850105

Sr. Dr. Joaquim Grave na Assembleia da República.

Personagens da FESTA Campo Pequeno

TRIUNFO GORDO DE PALHA NO FECHO DA TEMPORADA LISBOETA

Clique na Foto Para Aumentar

TRIUNFO GORDO DE PALHA NO FECHO DA TEMPORADA LISBOETA

A Monumental do Campo Pequeno, recebeu no dia 1 de Outubro a última corrida de abono 2020. A empresa Ovação e Palmas promoveu neste ano atípico 6 Corridas de Toiros, obtendo no geral sempre uma boa entrada de público.
Para encerrar a Temporada de 2020 em Lisboa, do cartel faziam parte os Cavaleiros António Palha Ribeiro Telles, Marcos Bastinhas, Duarte Pinto, Francisco Palha, Andrés Romero (rejoneador) e Luís Rouxinol Jr.
Pegaram nesta noite os Grupos de Forcados Amadores de Lisboa e Ramo Grande ( Açores ). À arena Lisboeta saiu um Curro de Toiros da prestigiada Ganadaria Passanha.
A lotação da praça foi de meia casa forte dentro da lotação limitada.
No que concerne à Corrida propiamente dita, abriu hostes António Telles, pela frente um de Passanha sonsote, com algumas querenças e de fracas investidas, o Cavaleiro da Torrinha andou bem de saída, nos curtos “sacou” a sua montada estrela, o Alcochete. De Frente com poderio, deixou bons curtos, rematando cada ferro! António é o máximo esplendor no que concerne o Toureio puro e Clássico à portuguesa, e nesta nocturna mais uma vez não defraudou!
Marcos Bastinhas, coma sua enorme e contagiante alegria, recebeu o seu oponente à porta gaiola! De poder a poder deixou dois compridos emocionantes e de ótima nota! Nos curtos mostrou o saber lidar e deixar o toiro colocado! Deixou bonitos apontamentos de brega, findando a lide com o seu tradicional par de bandarilhas que tanto a assistência gosta.
Duarte Pinto que é um cavaleiro também de estilo clássico, tem por base dar distancias ao oponente. Assim foi, deixou vir de largo o de Passanha, cravou ferros de alto a baixo e ao estribo. De noite para noite Duarte está cada vez mais maduro.
Francisco Palha finalmente mostrou que pode com Lisboa ! Que noite, que lide, que forma de tourear! arrisco mesmo dizer que foi um Hino ao Toureio! Uma “mescla” do clássico e do moderno!
Recebeu o seu Toiro com um enormíssimo ferro à porta gaiola, aguentou as investidas de um bom Passanha e deixou um ferrão! Meus amigos, nos curtos fez-se história, deu distâncias, brega irrepreensível e deixou o toiro colocado, citou com Temple, deixando-se ver e no centro da arena entrou pelo toiro a dentro e cravou ao estribo! Que ferros estes de Palha! Foi decerto uma das suas melhores noites ali na Praça que tudo dá mas que tudo tira.
Do país vizinho vinha Andrés Romero, o “ novo furacão”. O seu oponente, não ajudou, cedo mostrou-se sonso e complicado com faldas investidas. Romero andou desembaraçado nos compridos e muito bem nos curtos. Ferros ao píton contrário, lidando e brigando muito bem por terrenos de dentro. Andrés é um dos casos que nas próximas temporadas se fará de forma mais sonante.
Findou a noite o cavaleiro de Pegões, Luis Rouxinol Jr. teve pela frente a “fava” da corrida. Um Passanha que cedo evidenciou querenças nas tábuas, desligado e com uma lide unicamente a sesgo. Luís iniciou a sua função realizando uma emocionante e “perigosa” porta gaiola com um comprido de cortar respirações. Para os curtos “sacou” o Douro, com este deixou bons ferros em terrenos de compromisso sempre em tábuas, rematou os ferros levando o toiro na barriga do cavalo. Outra noite será, neste pouco pôde fazer!
No que toca ao capitulo das ramagens, o Grupo da Cidade, pegou à primeira tentativa o seu primeiro toiro, ao terceiro intento o segundo oponente e fechou pegando ao primeiro intento o seu último toiro. O Grupo de Forcados do Ramo Grande que veio à Capital, pegaram respectivamente à primeira tentava, terceiro intento e fechou a noite ao primeiro intento.
No geral, o Curro de Toiros que de apresentação estava irrepreensível, de transmissão e bravura digamos que esperávamos mais. O Toiro é como o melão, não se sabe o que vai dentro.
Esperamos ja com enorme vontade pela temporada de 2021 em Lisboa. Lisboa é Aficionada!

O espectáculo foi dirigido pelo Sr. Marco Cardoso, assessorado pelo médico veterinário, Jorge Moreira da Silva.

Duarte Justino





Sr. Dr. Joaquim Grave na Assembleia da República.

Personagens da FESTA Campo Pequeno