Navegação
Total de Visitas desde 2011:  2847129

Escola De Toureio e Tauromaquia da Moita regressa ao activo

“Festas de Barrancos”. Este ano não haverá corridas com toiros de morte

Festas em Honra de N.ª Sr.ª do Castelo 2020

Clique na Foto Para Aumentar

Comunicado 

Festas em Honra de N.ª Sr.ª do Castelo 2020

Comunicado conjunto da Câmara Municipal de Coruche, Irmandade de Nossa Senhora do Castelo e Comissão de Festas de Coruche

Em virtude da atual situação provocada pelo surto de novo coronavírus, o Presidente da Câmara Municipal, o Juiz da Irmandade de Nossa Senhora do Castelo e o Presidente da Comissão de Festas de Coruche reuniram de forma a analisar a recente evolução de toda a informação face à Pandemia da Covid-19, no âmbito das recomendações e diretrizes emanadas pelas autoridades Eclesiásticas e da Saúde e as orientações do Governo relativamente a eventos públicos ou em espaço público, para tomada de decisão, nomeadamente sobre a realização das Festas em Honra de Nossa Senhora do Castelo – 2020.
Tendo em conta o potencial risco para a saúde pública e com o maior sentido de responsabilidade social, através do profundo respeito pela segurança e saúde dos cidadãos e dos que visitam Coruche por esta ocasião – num evento que reúne milhares de pessoas na nossa vila - as entidades entenderam que não existem condições para a realização destas celebrações no formato de anos anteriores, cancelando-se a realização das Festas em Honra de Nossa Senhora do Castelo 2020.
As celebrações religiosas no cerne da homenagem a Nossa Senhora do Castelo, serão salvaguardadas através de meios alternativos disponíveis, oficialmente recomendados. Assim, as tradicionais Novenas decorrerão no calendário normal, com o formato habitual e apenas condicionadas pelas regras impostas para as celebrações religiosas. O tríduo decorrerá na esplanada do castelo, nas datas habituais (12, 13 e 14 de agosto) e com a imposição das mesmas regras para as celebrações religiosas. Relativamente à Procissão, não se realizará nos moldes habituais, sendo levada a cabo visitação da imagem de Nossa Senhora do Castelo a Coruche, no dia 15 de agosto, em itinerário a confirmar, que terminará com a cerimónia da bênção dos campos, na esplanada do Castelo, como habitualmente, estando condicionada pelas regras impostas para as celebrações religiosas.
Conscientes da medida tomada, que deixará um sentimento de tristeza na população, neste momento de incerteza de propagação do vírus e das suas consequências, considera-se necessária e prudente a tomada desta decisão.
Certos de que a população do concelho e os amigos das Festas de Coruche entendem e apoiam os motivos desta difícil decisão, tomada pela razoabilidade dos factos, para o ano cá estaremos para honrar a tradição das centenárias Festas em Honra de Nossa Senhora do Castelo.

Presidente da Câmara Municipal de Coruche
Francisco Silvestre de Oliveira
Juiz da Irmandade de Nossa Senhora do Castelo
António Cabecinhas Mendes
Presidente da Comissão de Festas de Coruche
Filipe Justino





Escola De Toureio e Tauromaquia da Moita regressa ao activo

“Festas de Barrancos”. Este ano não haverá corridas com toiros de morte