Navegação
Total de Visitas desde 2011:  2849237

Congresso Internacional "Homens e Toiros, cultura e desenvolvimento" (11, 12 e 13 de julho - Chamusca)

Visita aos touros das esperas da 87° edição do Colete Encarnado (de 5 a 7 de julho, em Vila Franca de Xira)

COLETE ENCARNADO 2019 | De volta à Festa Maior em Vila Franca de Xira

COLETE ENCARNADO 2019 | De volta à Festa Maior em Vila Franca de Xira

As tradicionais Festas do Colete Encarnado voltama Vila Franca de Xira nos dias 5, 6 e 7 dejulho, num grandioso evento em que toda a cidadeé o palco onde se fortalecem tradições erelações, celebrando os aspetos mais genuínosda Identidade Vilafranquense.São 87 anos de uma carismática festa que se instituiu como marca do Concelho de Vila Franca de Xira e no mundo da Festa Brava e que todos os anos atrai a Vila Franca de Xira milhares de visitantes nacionais e estrangeiros. Programa Completo da iniciativa já está disponível.

Cumprindo a tradição, a figurado Campino é o principal elemento da Festa. A valorização deste trabalhador do campo é transversal a todos os aspetosque integram o programa do Colete Encarnado,que tem o seu ponto mais alto na tarde de Sábado,6 de julho, na Homenagem ao Campino.Este é o momento em que campinos e populaçãose reúnem no Largo da Câmara Municipal,para uma homenagem cuja emoção expressabem a vitalidade das tradições da terra, ligadasà Cultura Tauromáquica. Em 2019, o Campinohomenageado será José Rodrigues da Silva, também conhecido como José “Mimoso”.

As esperas e as largadas de toiros pelas ruas, a Corrida de Toiros e outrosespetáculos taurinos na Centenária Praça deToiros “Palha Blanco”, são componentes essenciaisdesta Festa, que se orgulha de ser uma dasmaiores e mais emblemáticas do Ribatejo.

Nos oito palcos dispersos pela cidade, animação musical será uma constante. Para além dos locais habituais, será este ano instalado, pela primeira vez, um palco na Praceta da Justiça, trazendo ainda mais diversidade à programação. Na Avenida Pedro Victor mantém-se o palco principal, onde irão decorrer os grandes concertos: na noite de 6.ª Feira, os Resistência, seguidos da Festa M80. Na noite de Sábado, sobem ao palco os El Amir-Flamenco, R.A.Y.A. Los Cavakitos. E no Domingo, o encerramento estará a cargo da Orquestra Ligeira do Exército. Não faltará também a distribuição gratuita de sardinha assada e de caldo verde na madrugada de sábado.

Colete Encarnado também é, para muitos, ponto de encontro momento anual de convívio familiar e entre amigos. Essa celebração preenche as ruas de Vila Franca de Xira e porisso o espírito da Festa vive-se intensamente por toda a cidade, nas Tertúlias, nos pátios,junto aos palcos, ou de um modo geral, em cada porta aberta, marcando desta forma a bemcaracterística hospitalidade vilafranquense.

As Festas do Colete Encarnado são o maior evento cultural e turístico promovido pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, primando pela qualidade, pela diversidade cultural e artística, e acima de tudo, pela alegria de celebrar os valores e as raízes históricas mais profundas de Vila Franca de Xira.

Junte-se a nós com comodidade e segurança!

Câmara Municipal de Vila Franca de Xira convida todos a juntarem-se à Festa Maior deste Município, lembrando que neste fim-de-semana existem fortes condicionamentos à circulação rodoviária dentro da cidade.

Consulte os condicionamentos de trânsito e lembre-se que as melhores opções de estacionamento são:

Entrada norte – Parque dos Bombeiros Voluntários;

Centro da cidade – Parque da Mina e Parque junto ao Pavilhão do UDV, este último com acesso à cidade pela passagem superior na Estação dos Comboios;

Entrada sul – Parque junto ao Nó2 da A1

Recomenda-se contudo o recurso ao transporte público, sobretudo o comboio, que certamente será mais cómodo e dá todas as garantias de segurança, para que a Festa possa ser vivida plenamente, mas sempre em segurança, de cada um e também dos outros.

Recomenda-se também o estrito cumprimento das regras de segurança e de todas as orientações e recomendações prestadas pela Polícia de Segurança Pública.

Mais informações sobre o Colete Encarnado em: https://www.cm-vfxira.pt/pages/50?news_id=4183.


Congresso Internacional "Homens e Toiros, cultura e desenvolvimento" (11, 12 e 13 de julho - Chamusca)

Visita aos touros das esperas da 87° edição do Colete Encarnado (de 5 a 7 de julho, em Vila Franca de Xira)