COLÓQUIO: "A MULHER NA TAUROMAQUIA"

Gala Taurina Iris FM

Quando uma pessoa sonha... é um sonho...

Clique na Foto Para Aumentar

Quando uma pessoa sonha... é um sonho...

Quase a entrar em off, tempo para os agradecimentos pela noite de ontem...
Com a escrita caem algumas lágrimas... mas não são as primeiras, não se preocupem...
São de alegria, sim... porque tristes são os outros. Os que se opõe, os que colocam entraves, os que, por malvadez ou orgulho, tentam anular sonhos...
Quando uma pessoa sonha... é um sonho...
Quando duas pessoas sonham, é o caminho para a realidade.
Começo por agradecer ao Sr Presidente da Câmara Municipal de Benavente, Sr Carlos Coutinho e ao Sr Presidente da Junta de Freguesia de Samora Correia, Sr Augusto Marques. 
Em Dezembro lancei-lhes este desafio, aceitaram de imediato...
Porque o fiz? Podia ter trazido a exposição para a minha terra, mas de taurina tem pouco... Samora tem muito...
Fi-lo, porque gosto de pessoas... não para ter protagonismo, evidenciar-me, tirar o lugar a alguém ou para proveito próprio... desse então nada tive... A Câmara assumiu a exposição, a Junta a logística e a Graça Silva o resto, onde teve de existir verba monetária para os pormenores... para alguns, porque para mim são pormaiores.
Fi-lo, porque desde que cheguei a Samora Correia passei a ter uma admiração sem limites por um homem a quem chamam de Joaquim Salvador.
Fi-lo, porque gosto do Mestre e sua família, que além de verdadeiro, simples e honesto é uma referência na tauromaquia portuguesa.
Sempre o admirei, aplaudi e respeitei...
Se sou taurina? Talvez, mas quero muito mais ser eu... e assim sou livre. Não obrigo a gostar.
De Dezembro a Abril não foi fácil... diria que do caminho simples, pensado inicialmente, passei a percorrer um sinuoso... mas tudo o que é simples não dá luta.
Durante a elaboração, preparação e linha de montagem conheci pessoas novas, profissionais que transporto na bagagem da vida.
Obrigada Sandra Figueiras, obrigada Alexandre (Ribamarketing), e desculpem a minha inexperiência.
Meninas do Centro Cultural: Célia Claudino e Idialete, obrigada pla paciência.
Carpinteiros, pintores e todo o restante staff, tanto da Câmara como da Junta, vocês foram inexcedíveis.
Obrigada à minha família que durante dias e dias não se cruzaram comigo no corredor lá de cada. Aos meus avós de coração que em Samora Correia me deram guarida...
Aos amigos que sempre me ligaram com uma palavra de força e energia positiva, sei quem foram... não vos esquecerei.
Obrigada Rui Bento Vasquez, Catarina Bexiga (De Frente Ao Estribo), Filipa GarciaPedro Batalha, Carlos Matos, Tiago MartinsJoão PedroLucas Godinho, Rafael, Bernas Salvador ... sempre disponíveis... a amizade é isto, uma partilha!
Obrigada Maria Rouxinol e equipa, Fernando Rocha e Past Patyanne, pela vossa total disponibilidade.
Mafalda Sousa (Rancho Folclórico da Arepa), fadistas Teresa TapadasAntónio Pinto Basto, e poetisa popular Da Piedade Salvador... se existem momentos mágicos, vivemo-los e sentimo-los ontem no interior da Galeria do Centro Cultural de Samora Correia.
Imprensa regional, nacional e taurina, figuras da festa, amigos... desculpem a carga de mails nas vossas caixas postais ou os muitos sms, mas foi convite por um bom motivo.
Caro Amigo Carlos Amorim, sei que nos próximos tempos vamos estar "mudos"... pudera, já não me pode ouvir... gosto muito de si e obrigada por tudo, mas tudo, mesmo plo que não conseguiu... tentar é uma virtude 😃.
Aos cavaleiros da Quinta do Falcão e staff, muito feliz por terem aceite a minha loucura. Uma guarda de honra sublime!!!
Joaquim Salvador, missão cumprida. Desculpa de te ter colocado neste enleio, mas também sei que para ti é "simples" desenliar... Obrigada de coração. Gosto de ti, porra.
A ti, Rui Salvador, quero que saibas que mais do que qualquer homenagem, quiz dignificar-te e não envergonhar-te.
Julgamos (porque fomos equipa) ter conseguido. Colocámos mimo em cada pedaço do espaço que agora é teu até 30 de Junho.
Se falhámos em alguma coisa? Sim, em muitas, mas não foi por falta de cuidado ou atenção, foi mesmo porque somos humanos.
A todos os visitantes desta exposição, na galeria existe um livro de visita. Assinem-no, será uma recordação para o Cavaleiro Rui Salvador.
Obrigada aos que já vivenciaram esta nossa história... Obrigada aos que ainda o irão fazer.
As entradas são livres e a exposição fica patente até 30 Junho 2019
Abraço-vos!

Nota: O álbum, fotográfico já consta na página oficial do cavaleiro. Passem por lá!

GRAÇA SILVA

COLÓQUIO: "A MULHER NA TAUROMAQUIA"

Gala Taurina Iris FM