Navegação
Total de Visitas desde 2011:  2847007

Diogo Peseiro Lutando ...

Marco José anuncia fim de apoderamento de José Santos

TENTA DE LUXO: MORANTE NA MANUEL VEIGA

Clique na Foto Para Aumentar

TENTA DE LUXO: MORANTE NA MANUEL VEIGA

Morante de la Puebla é uma grande figura do toureio que se prepara para nova aparição em Portugal, desta feita na Chamusca, e para tal tem vindo a preparar-se também no nosso País. Um desses momentos foi numa tenta de cinco reses, em que lidou quatro, na ganadaria goleganense de Manuel Veiga.

No bonito tentadero da herdade da Talasnas , Morante de la Puebla deleitou com os seus passes quem por ali passou, tendo compartido a tenta com o jovem Vasco Veiga, que certamente aproveitou bem a presença de tal Maestro para a sua evolução como toureiro amador.

Carlos Veiga, esteve ao serviço como picador, sendo bem sucedido no seu afinco.

Esta ganadaria tem uma história longa e importante, que Morante bem apreciou, sendo fundada em 1830 por Rafael José da Cunha, com estreia em 1837 na antiga praça de touros lisboeta do Campo de Santana.

Desde sempre esteve vocacionada também para o toureio a pé, sendo que o primeiro touro português a ser lidado em Madrid foi seu, em 1854. No entanto, a ganadaria passou por tempos mais complicados e foi em 1969 que os herdeiros Manuel e Carlos Tavares Veiga recuperam o ferro e avançam com um conjunto de vacas de Rafael Calado e sementais de Dr. Silva, dando origem ao que agora temos visto em praça, depois de, recentemente, se terem introduzido também vacas de Cabral Ascensão e sementais Nuñez, Cabral Ascensão, Alves do Rio e Oliveira Irmãos, bem como um Torrestrella.

Eliminando todo o efectivo, requereu  vacas e sementais a D.Alvaro Domecq, Torrestrela 



Diogo Peseiro Lutando ...

Marco José anuncia fim de apoderamento de José Santos