Navegação
Total de Visitas desde 2011:  2845890

Exemplares Passanha para a Corrida de Gala à Antiga Portuguesa

O mano- mano António Telles - Diego Ventura foi um verdadeiro êxito !

Grupo de Forcados Amadores de Lisboa, quinta-feira na corrida de Gala

Grupo de Forcados Amadores de Lisboa, quinta-feira na corrida de Gala

Grupo de Forcados Amadores de Lisboa, quinta-feira na corrida de Gala

O Grupo de Forcados Amadores de Lisboa, actua esta quinta-feira, no Campo Pequeno, na corrida de encerramento do Abono, de Gala à Antiga Portuguesa, pegando três dos seis toiros de magnífico trapío, da ganadaria Passanha.

Terceiro em antiguidade de entre os grupos de forcados portugueses, O Grupo de Forcados Amadores de Lisboa surgiu em 1943, por iniciativa de Nuno Salvação Barreto. Nesse ano, apenas pegaram em festivais, só o fazendo formalmente, a 14 de Agosto de 1944, em Cascais. A partir daí, as actuações do Grupo dos Amadores de Lisboa foram conquistando um prestígio cada vez maior, que adquiriu carácter universal quando, em 1951, participou em Roma nas filmagens de “Quo Vadis?”, em que Nuno Salvação Barreto, encarnando a personagem de Brutus, pegou um toiro de Infante da Câmara, em hastes limpas. O Grupo de Lisboa estreou-se em Espanha, em Sevilha, na feira de Abril de 1950, em Pamplona, em 1970 e, nos anos de 1979 e, em 1980, apresentou-se na Feira de Santo Isidro, em Las Ventas (Madrid). De 1992 a 2010, o Grupo de Forcados Amadores de Lisboa foi capitaneado por José Luís Gomes, sucedendo-lhe seu filho, o actual cabo, Pedro Maria Gomes, em 8 de Abril de 2010. Carlos Patrício Álvares, um dos fundadores do grupo, no seu livro “Pega de Caras” escreveu: “Tinham tudo o que um Grupo de Forcados precisa para triunfar. O seu arranque e implantação no meio tauromáquico provaram o seu valor. Desbravaram mato. Derrubaram barreiras e venceram.”

Com o Grupo de Forcados Amadores de Lisboa, competirá o seu homólogo do Aposento do Barrete Verde de Alcochete, capitaneados por Marcelo Lóia. Em praça estarão os cavaleiros António Ribeiro Telles, Rui Salvador, rui Fernandes, Francisco Palha, Marcelo Mendes e Miguel Moura.

A Corrida inicia-se com o cortejo histórico evocativo das Touradas Reais do século XVIII.

O cartel da corrida é composto pelos cavaleiros António Ribeiro Telles, Rui Salvador, Rui Fernandes, Francisco Palha, Marcelo Mendes e Miguel Moura. Serão pegados pelos grupos de forcados Amadores de Lisboa e do Aposento do Barrete Verde de Alcochete, capitaneados respectivamente por Pedro Maria Gomes e Marcelo Lóia. 



Tauromaquia & Museu
SRUCP - Campo Pequeno, SA
Centro de Lazer Campo Pequeno
1000-082 Lisboa
Telefone: 217 998 456 / 925 778 15 0
www.campopequeno.com

www.facebook.com/CampoPequeno

www.facebook.com/MuseuCampoPequeno

Sem Título






Exemplares Passanha para a Corrida de Gala à Antiga Portuguesa

O mano- mano António Telles - Diego Ventura foi um verdadeiro êxito !