Navegação
Total de Visitas desde 2011:  2851326

OS CARTÉIS DA FEIRA TAURINA 2018 DA MOITA POR OCASIÃO DAS FESTAS EM HONRA DE NOSSA SENHORA DA BOA VIAGEM.

Próximos Compromissos de Ana Rita em Espanha

Ganadaria Murteira Grave, sexta-feira, no Campo Pequeno

Ganadaria Murteira Grave, sexta-feira, no Campo Pequeno

A ganadaria Murteira Grave, uma das mais prestigiadas tanto a nível nacional como internacional, regressa esta sexta-feira ao Campo Pequeno, na corrida comemorativa dos 25 anos da TVI.

Fundada em 1944, estreou-se em Évora, a 29 de Junho de 1950, tendo como antiguidade a primeira vez que lidou em Madrid (21 de Junho de 1964). Madrid é, para esta ganadaria, uma das praças talismã e uma das que maior reconhecimento internacional lhe tem proporcionado.

Na sua génese, com pastagens na Herdade da Galeana (Mourão), estão 25 vacas e um semental, com o nome Fabeto, comprados por Manuel Joaquim Grave (avô do actual proprietário) a José Lacerda Pinto Barreiros. As reses ferravam-se nessa altura com o ferro G, inicial de Grave. De 1944 a 1955 a ganadaria anunciava-se com o nome do seu fundador. Entre 1955, ano em que Manuel Joaquim Grave morre, e 1958, a ganadaria anuncia-se em nome dos seus herdeiros.

Em 1958 passa definitivamente para o nome de Joaquim Manuel Murteira Grave, filho do fundador, que nesse mesmo ano compra o ferro actual (Espora) da Unión de Criadores de Toros de Lídia, que pertencia a Ignacio Sánchez Ibarguen.

Em 2002, Joaquim Manuel Murteira Grave faz partilhas e a ganadaria passa para o seu filho Joaquim Manuel de Vasconcellos e Sá Grave, actual representante e proprietário, que define assim a forma e os critérios de selecção.

“As tentas de fêmeas fazem-se, como em todo o mundo taurino, com tercio de varas e de muleta. O ganadero e só ele, decide se aprova ou rejeita a rês em função do seu comportamento e da sua reata. O grau de exigência é alto. Mesmo que se procure, que sigam os enganos com investidas humilhadas e enraçadas, em nenhum momento se despreza a bravura em varas. São seleccionados os animais que tomam as varas sabendo ao que vão, e que empurram no peito metendo os rins e com a cara por baixo. Na muleta pede-se “fijeza”, capacidade para humilhar, recorrido e mobilidade, mas com transmissão, isto é, com capacidade de transmitir emoção nas suas investidas”.

E conclui Joaquim Grave: “A ganadaria é uma mistura parladeña com a base inicial da linha Gamero Cívico – Guardiola Soto e com aportações de sementais dos principais ramos de Parladé. Trata-se, pois, de um encaste próprio onde se procura manter um tipo de toiro sério e com trapio, com um comportamento bravo e encastado”.

Para lidar e pegar os “Murteira Grave”, estarão em praça os cavaleiros António Telles, Luís Rouxinol e João Moura Júnior e os grupos de forcados Amadores de Via Franca de Xira e do Aposento da Moita capitaneados, respectivamente por Ricardo Castelo e José Maria Bettencourt.

Tauromaquia & MuseuSRUCP - Campo Pequeno, SA

Centro de Lazer Campo Pequeno
1000-082 Lisboa
Telefone: 217 998 456 / 925 778 15 0
www.campopequeno.com

www.facebook.com/CampoPequeno

www.facebook.com/MuseuCampoPequeno

Sem Título



OS CARTÉIS DA FEIRA TAURINA 2018 DA MOITA POR OCASIÃO DAS FESTAS EM HONRA DE NOSSA SENHORA DA BOA VIAGEM.

Próximos Compromissos de Ana Rita em Espanha