Navegação
Total de Visitas desde 2011:  2847237

Anunciado a corrida de 15 de Julho em Moura

Semanario Olé hoje nas bancas

Ganadaria Veiga Teixeira: um pouco da sua história

Ganadaria Veiga Teixeira: um pouco da sua história

Os toiros da ganadaria Veiga Teixeira a lidar esta quinta-feira, no Campo Pequeno, constituem, pelo seu trapío, um dos aliciantes da Corrida Extraordinária de Oportunidade.

Esta ganadaria pasta na Herdade do Pedrógão, na freguesia do Lavre, concelho de Montemor-o-Novo. Procede da ganadaria dos Irmãos Garcia Fialho e o seu encaste actual é Oliveiras e irmãos e Parladé. Tem as cores vermelha e negra por divisa e a sua antiguidade referenciada a 6 de Maio de 1928 na praça de tiros de Madrid.
Em 1918, formou Félix Suarez a sua ganadaria com reses provenientes de Santacoloma, de pura linha Parladé, a qual foi vendida ao Duque de Tovar, em 1929. Posteriormente, em 1947, por falecimento deste, foi a ganadaria dividida em cinco partes pelos seus herdeiros, cabendo a Rafael Figueroa y Bermejo um dos lotes, juntamente com o ferro e a divisa primitiva.
No ano seguinte, foi esta ganadaria vendida a Tomaz de la Cal Sanz aumentando-a com reses de Tomaz Prieto de la Cal para, em 1959 a vender aos irmãos Carlos e José Augusto Garcia Fialho, de Barrancos, que eliminam todo o efectivo proveniente de Prieto de la Cal, conservando apenas o de origem Suarez-Tovar.
Em 1969 é esta ganadaria adquirida por António José da Veiga Teixeira que lhe mantém o ferro e a divisa e a aumenta com reses de Oliveiras Irmãos, introduzindo também, nos últimos anos, sementais de Cunhal patrício, Alcurrucén (Nuñez) e Hermanos Sampedro (Domecq).

Os seis toiros de Veiga Teixeira serão lidados pelos cavaleiros Marco José, Gilberto Filipe, Gonçalo Fernandes, Marcelo Mendes, Parreirita Cigano e a praticante Verónica Cabaço. As pegas estarão a cargo dos grupos de forcados amadores de Coimbra, Amadores de Monsaraz e Amadores do Cartaxo.

Tauromaquia & MuseuSRUCP - Campo Pequeno, SA

Centro de Lazer Campo Pequeno
1000-082 Lisboa
Telefone: 217 998 456 / 925 778 15 0
www.campopequeno.com

www.facebook.com/CampoPequeno

www.facebook.com/MuseuCampoPequeno


Anunciado a corrida de 15 de Julho em Moura

Semanario Olé hoje nas bancas