Navegação
Total de Visitas desde 2011:  2848990

Elísio Summavielle - Sobre os 40 anos de Alternativa de João Moura

Dr. Joaquim Grave abriu as porta da "Galeana ", a um grupo de Fotógrafos Taurinos

Foi uma manhã de glória na Herdade dos Outeiros, solar da ganadaria Varela Crujo...

Clique na Foto Para Aumentar

Foi uma manhã de glória na Herdade dos Outeiros, solar da ganadaria Varela Crujo...

 O dia acordou pouco apelativo, a chuva caía de forma abundante e o céu nublado não previa melhorias, mas... a praça de tentas estava em plenas condições, o vento não se fazia sentir, os toureiros estavam moralizados e com vontade de tourear... e as novilhas tinham fundo e quiseram investir, para tornar a manhã muito melhor do que o esperado.

Das nove lidadas, quatro tiveram notas salutar e foram aprovadas, cada uma com as suas teclas e distintas estirpes, mas todos com um denominador comum: fijeza, humilhação, entrega, classe e transmissão, crescendo ao castigo e empregando-se com casta na muleta. O ganadero, inevitavelmente, ficou satisfeito com os resultados, sinal de que no laboratório da bravura, tudo fluí com o mimo e paixão que nele é depositada.

Manuel Escribano, Manuel Dias Gomes e o novilheiro Daniel Garcia Navarrete e o jovem aspirante a novilheiro Diego Vázquez estiveram a gosto e pôde sentir-se toureio caro e de nível nos Outeiros, entre o som da chuva e o galope das novilhas perseguindo os enganos. 

Os três toureiros potenciaram as investidas dos animais e revelaram cada vez mais aprumo nas suas faculdades lidadoras, sem descurar a forma templada, ligada, pulseando e ralentízando as séries que foram todo um gosto para quem as viu. Escribano está no seu sítio, Dias Gomes (num momento extraordinário) pede oportunidades porque o que leva dentro pode calar por terras de nuestros hermanos, enquanto Navarrete se encontra mais que preparado para o regresso aos ruedosapós uma violenta colhida.

Houve ainda espaço para dois jovens alunos da Escola de Tauromaquia de Camas aproveitarem as boas investidas das Varela Crujo, oportunidades tão nobres e essenciais para o seu desenvolvimento.

Sob o comando do Ganadeiro António Manuel Varela Crujo e do Maestro Tomás Campuzano, com destaque para a maestria do Picador Dionísio Grilo, viveu-se uma manhã para recordar nos Outeiros... que terminou com um repasto em confraternização e em jeito de tertúlia, que colmatou da melhor maneira a jornada.


Pedro Guerreiro  /  Naturales



Elísio Summavielle - Sobre os 40 anos de Alternativa de João Moura

Dr. Joaquim Grave abriu as porta da "Galeana ", a um grupo de Fotógrafos Taurinos