Navegação
Total de Visitas desde 2011:  2850327

10ª DA TEMPORADA GRANDE NA MÉXICO

JANTAR DE NATAL DOS FORCADOS AMADORES DA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA TERCEIRENSE

Almoço de Natal da Tertúlia Festa Brava

Clique na Foto Para Aumentar

Realizou-se ontem , domingo dia 20 de Dezembro de 2015, no muito acolhedor restaurante do Centro Hípico-Lebreiro de Azambuja – aquela grande lareira acesa é indubitavelmente um grande aconchego –, o Almoço de Natal da Tertúlia Festa Brava. Com a sala completamente cheia de sócios, dirigentes, convidados e outros aficionados plenamente satisfeitos pela qualidade gastronómica oferecida, reviveram-se nesta tarde os grandes momentos de verdadeira e animadíssima tertúlia taurina de que a Festa Brava, agora renascida nesta sua nova terra de Azambuja, é um padrão incontornável no nosso Portugal Taurino.

Na tarefa de recondução desta entidade com muitos pergaminhos na Festa ao lugar que é seu por direito e tradição, a Direção da Tertúlia Festa Brava tem-se desdobrado na organização de diversos eventos de incontestável sucesso, de que foi exemplo a recente Gala de Entrega de Prémios da Temporada de 2015. Embora seja sempre o trabalho coletivo e o apoio de muitos uma condição para a construção desse sucesso, é justo reconhecer o papel incansável desempenhado pelo Presidente da Direção, Rui Casqueiro, e pela sua esposa, Isabel Nolasco, no determinado caminho que a Tertúlia percorre.

Desta vez o ambiente foi mais “familiar”, como convém a um almoço de Natal. Mas a família é muito grande e tem muitos amigos que marcaram a sua presença. Desses mencionamos aqui Mário Coelho, o maestro matador de toiros, a cavaleira tauromáquica Ana Batista, sempre jovial e elegante, Jorge Carvalho, antigo cavaleiro amador e atual ganadeiro e empresário taurino (nos tempos que lhe sobram da profissão de docente e investigador no Instituto Superior Técnico com renome internacional), o Sr. Bartissol, antigo membro da Tertúlia e incontornável figura da nossa tauromaquia, Ernesto Manuel, bandarilheiro e atual professor da Escola de Toureio da Azambuja, Luís Capucha, sociólogo e tertuliano Vilafranquense, Mário Gomes, grande aficionado, diretor de corridas e animador do Clube Taurino do Agrupamento de Escolas de Alter do Chão, João Cortesão, crítico taurino que leva o blogue “Sortes de Gaiola”, a Vereadora da Câmara Municipal de Azambuja e muitos outros grandes aficionadas e aficionados.

Nas intervenções e na animada troca de ideias que decorreu nesta tarde de “charla taurina” falou-se do presente e do futuro da festa, da juventude e dos veteranos, dos toiros e dos toureiros, dos empresários e dos organismos públicos, do papel da crítica, das praças e da forma como se montam os cartéis de sucesso, das escolas de toureio e dos entraves que hoje são colocados à carreira dos toureiros a pé, dos profissionais e dos aficionados e das suas organizações, que precisam de se unir para defender o património que é seu, a Cultura Tauromáquica. Enfim, foi um almoço e uma tertúlia que emocionou os presentes e ficará seguramente nas suas recordações, mas também nas ações em defesa e para o engrandecimento da Festa de Toiros que se hão de seguir.


10ª DA TEMPORADA GRANDE NA MÉXICO

JANTAR DE NATAL DOS FORCADOS AMADORES DA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA TERCEIRENSE