Navegação
Total de Visitas desde 2011:  3066310

Corrida de Toiros das Vindimas de Homenagem a Dr. Fernando Salgueiro, é já amanhã!!!

"FESTA BRAVA" PRESTA HOMENAGEM A D. FRANCISCO

SETEMBRO SEMPRE FOI TAURINO.

Clique na Foto Para Aumentar

SETEMBRO SEMPRE FOI TAURINO.

Sem recorrer a um sentimento assente no passado o certo é que os tempos são diferentes, o público distinto e as tradicionais datas taurinas, vão escasseando ou melhor tem tendência a desaparecerem.

O Setembro taurino era caracterizado pela Feira de São Miguel em Santarém, pela Feira do Mar na Nazaré e pela Corrida das Vindimas em Almeirim, não esquecendo no entanto as sobreviventes Feiras da Moita e do Sobral de Monte Agraço.

Em pleno Ribatejo agrícola entre a faina da vindima e mais tarde a festa da adiafa, o toiro ou melhor a tarde de toiros na bonita Praça de Almeirim era ponto de encontro de todos os Ribatejanos, dando início a um Outono bonito nas suas cores mas muita das vezes agreste com frio e chuva.

Pois no passado sábado, 12 de Setembro, nem frio nem chuva, impediram os aficionados de comparecer à justíssima Homenagem Nacional prestada a Dinastia de Andrade Salgueiro.

O público preencheu, pouco mais de meia-casa forte para assistir a um espetáculo que decorreu com ritmo, alegre e com momentos bastante interessantes.

O curro enviado pela ganadaria Vinhas estava bem apresentado, sem exageros não complicando as lides dos toureiros atuantes. Dos seis, destaque para o lidado em quarto lugar.

João Moura Jr foi o grande triunfador da noite. O seu primeiro transmitia pouco e talvez por isso o público não se entregou á extraordinária lide do jovem alentejano.Mas na segunda parte – a corrida foi distinta em ambas as partes – Moura deixou claro que está para durar e consagrar-se como a grande figura do momento.Nos curtos levou emoção as bancadas e os dois últimos ferros são quase impossíveis, tal foi o valor e risco a que se expôs.

Mateus Prieto esteve correto toda a noite. Toureiro desembaraçado chega ao público com facilidade. Toureiro pouco visto, esteve a altura que o cartel impunha. Nota alta para dois violinos.

João Salgueiro da Costa, tarda em afirmar-se. Em data de peso para o historial da família o mais novo da dinastia, manteve o seu habitual estatuto, de ferros de emoção intercalados com brega algo irregular. É pena, pois o mais jovem toureiro de Valada reúne todas as condições para ser importante neste mundo.

Noite grande, dos Amadores de Montemor em três monumentais pegas através de Francisco Bissaia Barreto, Manuel Dentinho e Luís Valério.

Pelos Amadores do Aposento da Chamusca foram caras, João Vinagre (ao terceiro intento) Francisco Andrade e Rui Salgueiro.

A corrida foi dirigida por Lourenço Luzio com competência e rigor.

J.Salvador


Corrida de Toiros das Vindimas de Homenagem a Dr. Fernando Salgueiro, é já amanhã!!!

"FESTA BRAVA" PRESTA HOMENAGEM A D. FRANCISCO