Navegação
Total de Visitas desde 2011:  2848953

Corrida de Toiros Ferrel 7-08-2015 22H00

APOTEOSE TAURINA EM LIGARES

Nazaré 8 de Agosto de 2015 22H00

Clique na Foto Para Aumentar

ALA-ARRIBA JOÃO MOURA JUNIOR

Nazaré 8 de Agosto de 2015  22H00

A expressão Ala-Arriba era usada quando os habitantes tiravam os barcos do mar, à força de braços, para os pôr a seco na praia. Este hábito comunitário foi pouco a pouco desaparecendo com a chegada dos portos de abrigo e lotas devidamente apetrechadas. Era um grito de guerra, de força conjunta e do querer.

Ontem na noturna da Nazaré gritou-se Ala-Arriba as duas lides de João Moura Jr.

O jovem cavaleiro de Monforte apresenta-se esta temporada e principalmente na noturna de ontem no Sitio da Nazaré, maduro, confiante e principalmente bastante moralizado, quanto sereno.

Com base numa quadra de alto nível João rubricou duas lides distintas mas ambas cheias de “toreria” quer nos terrenos pisados, quer na brega e principalmente em vários recortes repletos de pura arte.

Quer nos cumpridos quer nos curtos em ambos os toiros João equilibrou as suas lides sempre de menos a mais terminado com ferros de palmo de galvanizar o público presente.

A meio da temporada é desde já um dos grandes triunfadores.

A António Telles coube-lhe a cara e cruz da corrida. O seu primeiro que saiu a “comer tudo e todos” António esteve sereno numa lide de menos a mais com especial relevância para a cravagem curta.

O seu segundo – quarto da corrida -  desde o primeiro momento evidenciou claros problemas de visão que dificultaram a lide ao Maestro da Torrinha, mas que mesmo assim contornou as dificuldades com saber e gosto toureiro.

O terceiro ginete da noite era Tito Semedo cavaleiro ao qual se nota uma evolução quer na brega quer na colocação da ferragem. Em cada lide – do segundo e quinto da ordem – o cavaleiro Alentejo tentou agradar ao público presente recebendo a porta da gaiola – no segundo da noite - quer em batidas acentuadas ao piton contrario no quinto .No final ferros de adorno que aqueceram o ambiente na gélida noite Nazarena.

Noite de dificuldades para os Forcados Amadores de Lisboa e Portalegre.

Pelos de Lisboa foram caras Eurico Nogueira, Duarte Mira e João Luz.

Pelo Grupo Alentejano, Alexandre  Malta, António Cary e Ricardo Almeida depois de dobrar o colega André Neves.

O curro enviado pelo ganadeiro Francisco Romão Tenório estava bem apresentado com uma média de peso de 527 Kg e cumpriram na sua generalidade – excepto o quarto da noite – evidenciando raça, nobreza e força. Alguns a pedirem “muleta” na cara. Justificada volta a arena para o ganadeiro no quinto da função.

Em noite fria a praça apresentava a sua lotação preenchida em meia casa forte.

J.Salvador 


Corrida de Toiros Ferrel 7-08-2015 22H00

APOTEOSE TAURINA EM LIGARES