COMUNICADO

5 Outubro Coliseu de Redondo

Grupo de Forcados Amadores de Alcochete hoje no Campo Pequeno

Grupo de Forcados Amadores de Alcochete hoje no Campo Pequeno

O Grupo de Forcados Amadores de Alcochete, capitaneado por Nuno Santana, apresenta-se amanhã no Campo Pequeno, em competição directa com o Grupo de Forcados Amadores de Évora, capitaneado por João Pedro Oliveira, na corrida de comemoração dos vinte anos de alternativa do cavaleiro Rui Fernandes.

Ao longo da história da tauromaquia, Alcochete tem sido berço de muitos e valorosos forcados. O actual grupo constituiu-se a 24 de Junho de 1971 numa reunião efectuada no Moinho de Vento no Canto do Pinheiro de Alcochete. O núcleo fundador era constituído por João Perinhas Mimo, Gregório Bolota, José Barrinha da Cruz, Francisco Sequeira, Aníbal Pinto, Alberto Silva, José Pinto, Estêvão Augusto de Oliveira, Filipe Sequeira, Manuel Pinto, Augusto Henrique de Oliveira, António José Pinto, João Rei, João Barata da Silva, Manuel Jorge Marques, António Manuel Cardoso aos quais se juntaram os amigos António Seabra da Cruz, António Faria dos Santos, Francisco da Costa Salvação, Paulo Penim, Vítor Marques e Joaquim da Costa Godinho.

Foi sob o comando de João Perinhas Mimo que o Grupo de Forcados Amadores de Alcochete se apresenta pela primeira vez em praça, a 21 de Agosto de 1971 na Praça de Toiros Amadeu dos Santos, no Montijo, perante seis Toiros de Rio Frio.

No historial do grupo, constam actuações no Continente e Ilhas, Espanha, França e Estados Unidos da América. De realçar a presença na primeira Corrida “Goyesca” com forcados, aquando do 2º Bicentenário da Praça de Toiros de Ronda, realizada a 7 de Setembro de 1985, na qual foram pegados dois toiros em pontas da ganadaria de Belen Ordoñez.

Sendo Alcochete conhecida pela sua afición e terra de antigos e famosos forcados, cabe aos actuais a responsabilidade de honrarem a imagem do forcado alcochetano, assim como darem a conhecer a outros povos e culturas, esta genuína, única, e tão “nobre arte de forcado português”.

Nesta corrida actuarão os cavaleiros João Moura, Pablo Hermoso de Mendoza (rejoneador) e Rui Fernandes, sendo, lidado um curro da divisa António Charrua.

Tauromaquia & MuseuSRUCP - Campo Pequeno, SA

Centro de Lazer Campo Pequeno
1000-082 Lisboa
Telefone: 217 998 456 / 925 778 15 0
www.campopequeno.com

www.facebook.com/CampoPequeno

www.facebook.com/MuseuCampoPequeno

Sem Título



COMUNICADO

5 Outubro Coliseu de Redondo