Navegação
Total de Visitas desde 2011:  2849638

Toiros de Veiga Teixeira com muito motor, na Corrida - Exaltação do Forcado Moitense

Personagens da Festa - Moita 14 de Setembro

Orçamento Participativo do Governo - Projeto Tauromaquia, Património Cultural de Portugal foi eleito

A PROPOSTA QUE UM GRUPO DE AFICIONADOS, EM NOME DA TTP, CANDIDATOU AO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DO GOVERNO, COM O NOME "TAUROMAQUIA, PATRIMÓNIO CULTURAL DE PORTUGAL", FOI UM DOS DOIS PROJETOS DE ÂMBITO NACIONAL APROVADOS. 

O projecto "Tauromaquia, Património Cultural de Portugal" visa dar início ao processo de inventariação e classificação dos elementos relevantes que caracterizam a cultura tauromáquica (registo no inventário nacional do PCI) implicando o trabalho de especialistas. O projecto envolve o trabalho de 5 elementos (dois antropólogos, um historiador, um sociólogo e um economista), durante dois anos, que possam: 1. Apoiar os municípios com atividades taurinas nos seus esforços para proceder ao registo das expressões tauromáquicas presentes no seu território no inventário nacional do PCI - Património Cultural Imaterial de Portugal; 2. Promover o levantamento dos elementos de referência cultural tauromáquica presentes em territórios não localizados nos referidos municípios; 3. Reconstruir a componente nacional da cultura tauromáquica, isto é, dos seus elementos que não se reduzem aos territórios municipais, tendo presença e relevância transversal a todo o país. 4. Elaborar conteúdos e reunir a documentação necessária para registar, pelo menos, duas das práticas taurinas em território nacional, no inventário nacional do PCI. O projecto terá a duração de 24 meses e tem um investimento de 200.000,00 €.

Os promotores querem em primeiro lugar felicitar o governo por esta iniciativa, que permite aos cidadãos propor ideias e votar diretamente nos projetos da sua preferência. 

Os promotores sentem orgulho por ter participado no conjunto de 599 projetos candidatos, todos eles referentes a ideias e intenções de grande mérito. Em particular salientam a predominância dos projetos na área da cultura e da valorização do património, o que revela o sentimento presente nos portugueses sobre a importância dos símbolos, valores e referências que estruturam as suas identidades.

Os promotores sentem, ainda, uma enorme satisfação por terem sido um dos dois projetos de âmbito nacional a ser aprovados, o que lhes permite ajudar a concretizar um objetivo importante para esse traço de inegável relevância na cultura popular portuguesa que é a tauromaquia, valorizando-a, promovendo-a e defendendo-a de ataques traiçoeiros e perseguições fanáticas de que tem sido alvo.

Os promotores querem, por fim, agradecer à Protoiro e a todos os que promoveram e votaram  neste projeto, tornando possível a sua eleição.

Agora iniciar-se-á o trabalho com o Ministério da Cultura para concretização do projeto. Estamos prontos para continuar a defender a Festa de Toiros e todos os valores humanistas que encerra. Queremos que mais pessoas se envolvam, e se envolvam mais. Em particular, esperamos um maior empenho dos empresários taurinos, dos toureiros, dos ganaderos, da imprensa especializada e de todos os aficionados que passam a ter à sua disposição a melhor ferramenta que lhes foi até hoje proporcionada para defender a Festa de Toiros que todos amamos.

O primeiro subscritor do projeto e Presidente da Direção da Associação de Tertúlias Tauromáquicas de Portugal

Luís Capucha


Toiros de Veiga Teixeira com muito motor, na Corrida - Exaltação do Forcado Moitense

Personagens da Festa - Moita 14 de Setembro